Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Manga-MG: Lagoa transborda e deixa moradores e autoridades em alerta

Água da lagoa já transbordou — Foto: Prefeitura de Manga

(Por Mihelly Oda, g1 Grande Minas) O transbordamento da lagoa do Parque Uirapuru deixa autoridades e moradores de Manga em alerta. Nesta terça-feira (25), as pessoas que vivem ou têm comércios no entorno do local estão sendo retiradas. Cerca de 70 imóveis podem ser atingidos.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Gilson Rodrigues Alves, explica que a lagoa recebe a água do Rio São Francisco. Pelos levantamentos da Prefeitura, o nível da lagoa pode subir de 1,10 a 1,20 metro, podendo alcançar de 70 a 80 centímetros nos imóveis do entorno.

“Nos anos 80, foi construído um dique com uma comporta, depois que a água invadiu a cidade em 1979. Com isso, era possível controlar o nível da lagoa, mas a comporta rompeu e a água está subindo porque o rio está com o nível mais elevado por causa das chuvas”, explica.

Gilson Rodrigues Alves diz que a secretarias municipais e a Defesa Civil estão acompanhando a situação e ajudando os moradores.

“A Prefeitura está dando suporte para que as pessoas e os pertences delas sejam retirados, alguns comerciantes estão saindo por contra própria. Estamos vendo o que o que pode ser feito para abrigar quem precisa, aluguel de casas e disponibilização de escolas, e também pedimos ajuda do Corpo de Bombeiros.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira