Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Manga-MG: Lagoa transborda e deixa moradores e autoridades em alerta

Água da lagoa já transbordou — Foto: Prefeitura de Manga

(Por Mihelly Oda, g1 Grande Minas) O transbordamento da lagoa do Parque Uirapuru deixa autoridades e moradores de Manga em alerta. Nesta terça-feira (25), as pessoas que vivem ou têm comércios no entorno do local estão sendo retiradas. Cerca de 70 imóveis podem ser atingidos.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Gilson Rodrigues Alves, explica que a lagoa recebe a água do Rio São Francisco. Pelos levantamentos da Prefeitura, o nível da lagoa pode subir de 1,10 a 1,20 metro, podendo alcançar de 70 a 80 centímetros nos imóveis do entorno.

“Nos anos 80, foi construído um dique com uma comporta, depois que a água invadiu a cidade em 1979. Com isso, era possível controlar o nível da lagoa, mas a comporta rompeu e a água está subindo porque o rio está com o nível mais elevado por causa das chuvas”, explica.

Gilson Rodrigues Alves diz que a secretarias municipais e a Defesa Civil estão acompanhando a situação e ajudando os moradores.

“A Prefeitura está dando suporte para que as pessoas e os pertences delas sejam retirados, alguns comerciantes estão saindo por contra própria. Estamos vendo o que o que pode ser feito para abrigar quem precisa, aluguel de casas e disponibilização de escolas, e também pedimos ajuda do Corpo de Bombeiros.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG