Minas tem 122 cidades em situação de emergência por causa da seca
![]() |
Represas estão muito abaixo do nível normal por causa da falta de chuva (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press) |
De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), os pedidos aceitos durante a semana. Os últimos municípios que entraram para a lista foram Padre Paraíso, Mata Verde, Minas Novas, ambas na Região do Jequitinhonha, Janaúba, na Região Norte, e Medeiros, Região Centro-Oeste.
O racionamento de água já é realidade em pelo menos 75 cidades mineiras. A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG) já recebeu planos de restrição de fornecimento de 11 municípios e tem informação de que outros 45 estão elaborando seus documentos, a maioria abastecida pela Copasa. Pelo menos outros 19 que têm serviços autônomos de água, não submetidos à regulação da Arsae, também já colocam em prática medidas semelhantes.
Em Viçosa, na Zona da Mata, a situação é tão crítica que a cidade restringiu por decreto festas e o funcionamento de lava-jatos. Não está descartada a suspensão das aulas nas instituições de ensino municipais, estaduais, federais e privadas do município, que sofre com o racionamento desde o início do ano. Um dos rios onde é retirada a água, o São Bartolomeu, reduziu muito a captação, e por isso a situação se agravou. Desde a última semana, está proibido o uso água potável para lavagem de veículos, inclusive em postos de gasolina, lava-jatos ou similares, lavar calçadas, frentes de imóveis e ruas, para encher piscinas, bem como para qualquer outro uso que não seja o consumo humano e que caracterize desperdício.
Comentários
Postar um comentário