Em Janaúba, a temperatura vai ao extremo nesta quinta-feira

O marcador digital apontava a surpreendente marca de 47º C as 14:00 horas
(Por Ivo Júnior) Uma grande mudança nas condições atmosféricas sobre o Brasil começou a ocorrer a partir de 22 de outubro de 2015. O forte sistema de alta pressão atmosférica que vinha predominando sobre o país enfraqueceu, o que permitiu a chegada de uma frente fria ao litoral da Região Sudeste. Além disso, a mudança na circulação dos ventos permitiu um aumento e distribuição de ar úmido sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Estas mudanças permitiram que nuvens de chuva voltassem a se formar sobre estas Regiões. Na tarde e noite do dia 22 de outubro de 2015 temporais foram observados em vários locais dos estados do Sul, de todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste e também em áreas do sul do Pará e sobre o Tocantins.
A passagem de outra frente fria pelo Sudeste no fim de semana de 24 e 25 de outubro de 2015 vai estimular ainda mais a formação de áreas de instabilidade sobre o Brasil. Desta vez, a chuva não ficará restrita ao Sul.
Até os primeiros dias de novembro de 2015, as pancadas de chuva devem ser frequentes em grande parte do país. No período até o dia 28 de outubro, os maiores volumes de chuva devem ocorrer no oeste do Paraná e no sul Mato Grosso o Sul, que podem acumular mais de 100 mm. No período de 29 de outubro a 2 de novembro, a previsão é de que chova mais de 100 mm no sul do Rio Grande do Sul (fronteira com o Uruguai) e também em áreas do centro e leste de Minas Gerais. No período de 3 a 7 de novembro de 2015, volumes de chuva de 50 a 100 mm poderão ocorrer em áreas do Espírito Santo, do norte mineiro, do oeste da Bahia e em vários estados do Norte.
Enquanto a chuva não chega o sol castiga a região norte mineira. A temperatura em Janaúba atingiu os 41º C nesta quinta-feira (22), segundo o site meteorológico Clima Tempo. Porém, de acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Pimenta, esta marca pode ser ainda maior em alguns pontos. Em um termômetro instalado em uma farmácia na Avenida Manoel Athayde o marcador digital apontava a surpreendente marca de 47º C as 14:00 horas.
A umidade relativa do ar atingiu 13%, índice alarmante, enquanto que o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao ser humano é acima de 40%. Para o professor, que é especialista em recursos hídricos, o tempo seco e a onda de calor na região é resultado da falta de chuva.
Um dos fatores que implica na escassez de chuva pode estar relacionado a uma “bolsa de ar quente” estacionada na região. “Este bolsão impede que a massa de ar fria venha até aqui. Normalmente esta massa é registrada até Curvelo”, afirma.
A noite de quinta feira foi considerada uma das mais quentes da história. Os termômetros marcavam a incrível temperatura de 32º C depois de 22:00 horas, a Umidade Relativa do Ar estava em 22%. Raramente se encontra uma situação assim durante a noite.
A previsão de temperatura para esta sexta-feira (23) era de 39º C, mais amena, de acordo com o Clima Tempo e com o Instituto Nacional de meteorologia; com possibilidade de pancadas de chuvas em pontos isolados no período da tarde e a noite. As 14:00 horas os termômetros marcavam 35º C, Umidade Relativa do Ar em 27% e ainda apontando chuvas ao final da tarde. Porém até as 15:00 horas o sol brilhava com intensidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe