Jimmenoch: A criatura que se voltou contra o seu criador

O filme de terror Frankenstein ilustraria muito bem a política de Jaíba.
A cidade de Jaíba tem várias peculiaridades, além de ter o maior projeto de irrigação da América Latina, essa próspera cidade tem um histórico político inigualável. Superando até sua vizinha Januária, a cidade de Jaíba desde 2012 vem quebrado recordes a cada dia que se passa. Esse belo município já teve em um único dia dois prefeitos, já que o vice-prefeito Enoch Campos que assumira foi cassado e o presidente da Câmara de vereadores teria que ser empossado, mas por força de liminar Enoch permaneceu no cargo por algum tempo, já que quase na seqüência o titular Jimmy Murça foi reconduzido ao cargo depois de ter sido cassado pela câmara municipal em 2013. Porém a farra de Murça não durou muito, depois de quase um mês na cadeira do executivo jaibense ele foi afastado novamente e Campos regressou a prefeitura mais uma vez.
Depois das formais apresentações das duas criaturas, vamos falar do seu criador. Isso mesmo, o criador político desses dois: Jimmy Murça e Enoch Campos. A dupla dinâmica que sem muita expressão política entraram para a história de Jaíba. Não sabemos se com boas histórias, mas entraram. O médico Wellington Campos. O doutor Wellington como é mais conhecido era oficialmente o candidato em 2012 nas eleições municipais de Jaíba, mas devido a impedimentos jurídicos, o mesmo teve que nas ultimas horas ser substituído pelo seu vice Jimmy e por indicação Enoch veio a ser então o segundo na chapa. E como já era esperado a chapa do doutor ganhou. Vamos então para algumas reflexões.
Vitória pírrica ou vitória de Pirro é uma expressão utilizada para se referir a uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis. A expressão recebeu o nome do rei Pirro do Épiro, cujo exército havia sofrido perdas irreparáveis após derrotar os romanos na Batalha de Heracleia, em 280 a.C., e na Batalha de Ásculo, em 279 a.C., durante a Guerra Pírrica. Após a segunda batalha, Plutarco apresenta um relato feito por Dioniso de Halicarnasso: Os exércitos se separaram; e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que "outra vitória como esta o arruinaria completamente". Pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que numa fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra.
Esta expressão não se utiliza apenas em contexto militar, mas também está, por analogia, ligada a atividades como economia, política, justiça, literatura, arte e desporto para descrever lutam similar, prejudicial ao vencedor.
Essa é a história que melhor expressa à situação do ex-prefeito de Jaíba Wellington Campos. O médico Wellington atualmente chegou à conclusão que o melhor e se dedicar inteiramente e exclusivamente a sua família e profissão. E política nunca mais!


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos