ALÉM DO GÁS, REGIÃO PODE TER PETRÓLEO


Excelência – Sidney Cruz


GÁS E PETRÓLEO – Pesquisas sobre o gás natural existente na região estão sendo intensificadas nas proximidades de Montes Claros e, embora as empresas mantenham sob sigilo o resultado das perfurações, também é quase certa a existência de petróleo no subsolo norte-mineiro em reservas economicamente viáveis para exploração. As pesquisas sobre o gás natural na Bacia do Rio São Francisco, no Norte de Minas, já estão bem avançadas na margem esquerda do rio e, agora, estão sendo intensificadas nos municípios que ficam na margem direita. Em menos de um mês, temos informações sobre a abertura de dois poços próximos a Montes Claros. Um fica na comunidade de Abóboras, no município de São João da Lagoa (a cerca 47 km de Montes Claros). A Petra, uma das empresas que comandam as pesquisas, também já começou a perfuração de outro poço em Luiz Pires de Minas (Distrito de Coração de Jesus), que fica a 75 km de Montes Claros.
A existência de gás natural na Bacia do São Francisco foi oficialmente confirmada pelo governador Antônio Anastasia em 2010, em poço perfurado no município de Morada Nova de Minas, que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte. A descoberta foi feita na profundidade de 1.440 metros com queima de gás natural na superfície em teste de formação.
Conforme já anunciamos em colunas anteriores, também é quase certa a existência de petróleo no subsolo norte-mineiro em reservas economicamente viáveis para exploração. Enquanto as pesquisas sobre as reservas de gás natural avançam de forma mais clara, há informações de que estão sendo realizadas pesquisas paralelas sobre o petróleo e já foram encontradas reservas no município de Francisco Sá, que podem ser exploradas por Unidades de Bombeamento (UBs), através dos popularmente conhecidos “cavalos-de-pau”, que retiram o óleo do subsolo. O sistema já é utilizado em vários Estados do Nordeste e informações preliminares indicam ainda que as reservas da região ficam mais próximas da superfície e, desta forma, são mais rentáveis.
Segundo especialistas, as terras da região são ricas em reservas naturais, além do gás e do petróleo, há grandes jazidas de minério de ferro, manganês, cassiterita (minério nobre), silício e diamante. O município de Montes Claros, que fica na divisa das formações da bacia sedimentar do São Francisco e do cristalino brasileiro da Serra Geral, possui grandes reservas de rochas calcárias, utilizadas na fabricação de cimento e alguns adubos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe