Samu e Bombeiros avançam rumo à integração

As negociações para integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu Macro Norte e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais avançam mais um passo. Na terça-feira, 13/03, as duas instituições, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Polícia Militar Regional, do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde – Cosems Norte, se reuniram para promover um estudo da viabilidade do acordo, cuja proposta principal é integrar as centrais de atendimento através do 192 e 193.
- Este é um momento de avaliação, de definir protocolos, para que as duas instituições se preparem para atuar em cooperação. É uma iniciativa pioneira que poderá se tornar ponto de partida para a unificação do atendimento das instituições de segurança e defesa na região, como acontece nos Estados Unidos, onde o cidadão liga o mesmo número para acionar a Polícia, o Samu, o Corpo de Bombeiros e demais serviços de emergência, observa Warmillon Fonseca Braga, prefeito de Pirapora e presidente do Cisrun, consórcio público que gerencia o Samu.
O comandante do 7º BPM, Major Sérgio Ricardo, diz que vê a possibilidade de integração ao Samu com muita positividade.
- Como comandante regional não tenho autonomia para tomar essa decisão, mas assim que estivermos com o termo de convênio e protocolo de atendimento definidos, vamos buscar a aquiescência do alto comando estadual, planeja.


Proposta
A proposta da cooperação é integrar os esforços, compartilhando, sem restrições, as informações sobre ocorrências, logo após a ligação do cidadão, entre a Central de Regulação do Samu e a Central de atendimento do Corpo de Bombeiros, evitando duplicidade no empenho equipes para fins idênticos, quando não for necessário, facilitando a atuação operacional.
O acordo também prevê o treinamento permanente no atendimento pré-hospitalar para os técnicos das duas instituições, apoio logístico e técnico compartilhado, e ações coordenadas no atendimento.
Nas ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos, o atendimento será feito prioritariamente pelo Samu. As ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, bem como as que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros que, havendo necessidade, acionará a unidade de suporte avançado do Samu.
Os casos de trauma e incidentes com múltiplas vítimas serão atendidos por ambas as instituições, nos termos do protocolo operacional de urgência e emergência pré-hospitalar.
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, diz que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe essa integração com otimismo.
- O Samu é o componente da Rede de Urgência e Emergência que um tem um papel fundamental na organização do fluxo do atendimento e a integração com o Corpo de Bombeiros vai ampliar ainda mais a cobertura de Rede, alcançado mais pessoas e salvando mais vidas. A iniciativa é louvável e, sem dúvida, conta com a parceria da Secretaria, atesta.
Laerte Matheus, presidente do Cosems Norte, diz que a integração além de otimizar a utilização de recursos, vai fortalecer as duas instituições no cumprimento de sua missão maior, que é salvar vidas.
O primeiro-tenente Felipe, representante da Polícia Militar Regional diz que as polícias Civil e Militar também estão em processo de integração e observa o acordo entre o Samu e Bombeiros com a perspectiva de que os dois processos possam se unir num futuro próximo.


Abrangência
O Samu Macro Norte possui 37 bases e cobertura em 86 municípios, assistindo uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. O 7º BBM é o que possui a maior cobertura do Estado - 26,4% da área total -, atuando em 119 municípios, com 2.104.243 habitantes.
- Mas não temos médicos em nosso batalhão o que limita nossa atuação, e a integração com o Samu vai suprir essa deficiência e dar respaldo aos bombeiros no atendimento pré-hospitalar, ressalta o major Sérgio Ricardo.
Durante todo o dia, o grupo de trabalho, constituído por técnicos do Samu e oficiais do Corpo de Bombeiros, se reuniu para formatar as diretrizes que vão nortear a integração entre as duas instituições. Um novo encontro ficou marcado para o dia 26 de março, quando o protocolo de intenções será submetido à aprovação do Cisrun e do comando do 7BBm e, então, encaminhado ao alto comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para avaliação e aprovação final.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe