Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Pescadores recomeçam uma nova temporada de pesca com o fim da piracema

Terminou o período da piracema, agora, pescadores do Vale do São Francisco vivem momentos de expectativa. Os pescadores depositam no rio a esperança de uma temporada produtiva.
Com o fim da piracema pescadores do vale do São Francisco vivem a expectativa de uma nova temporada de pesca.
Tem sido assim há 45 anos e desde o dia 1° de março seu Antônio já pode voltar ao rio para trabalhar. Com o fim da piracema, o vai e vem de barcos agora é constante.
Seu João passa o dia dentro de um barco junto a rede, deposita no rio a esperança de uma temporada produtiva.
A vida de quem depende do São Francisco nem sempre é fácil, além das águas do velho chico, os pescadores têm como companheiro um sol que brilha forte durante o dia e só quem faz parte desse cenário tem condições de avaliar o quanto a relação homem e rio se modificou nos últimos anos.
Mas o rio não é ingrato, o seu Divino vai ao menos vai levar para casa três Caranhas, não é muito, mas o pescador está otimista com a temporada.
Seu Antônio e seu João dessa vez não tiveram sorte, a rede subiu vazia, enquanto as expectativas não se cumprem, sobram as lembranças do quanto o rio, as vezes, pode ser generoso.
O período da piracema teve início em novembro e terminou no dia 28 de fevereiro.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG