Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Regularização de terras é tema de audiência em Paracatu

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais irá realizar audiência pública para debater a política de regularização fundiária em Paracatu (Noroeste de Minas). A reunião será na segunda-feira (12/3/12), às 13 horas, no Sesc Pousada (rua Euridamas Avelino Barros, nº 347, bairro Lavrado).
Segundo informações do gabinete do deputado Almir Paraca (PT), presidente da comissão e autor do requerimento para o encontro, existe, em Paracatu, um cadastramento de famílias que residem em terras devolutas (públicas), feito com o objetivo de regularizar a emissão de títulos de posse. O objetivo principal da audiência será dar uma satisfação aos assentados que ainda aguardam pela regularização.
Embora as famílias dos assentamentos já possuam a posse pacífica do terreno, Almir Paraca acredita que seja importante legalizar essa posse para garantir o direito à terra e também o acesso ao crédito e aos programas públicos. “Com a regularização, estimula-se a permanência dos agricultores no campo, com dignidade e boas condições de produção e comercialização de seus produtos”, disse o parlamentar.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho; o presidente da Câmara Municipal, João Jesus Macedo; o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o delegado-regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes Filho; o superintendente-regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Alberto Menezes de Calazans; o diretor-geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter-MG), Márcio Eli Almeida Leandro; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG