COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA SEGURANÇA REGIONAL.

O combate à violência tem alternativas.
Chamamos isso de MOBILIZAÇÃO SOCIAL, a necessidade de todos nós enquanto comunidade, órgãos governamentais e não governamentais, unirmos forças no combate sistemático a violência, toda sociedade tem que participar dessas ações, começando em casa com os nossos filhos.
É preciso criar alternativas, escolhas positivas e sadias, como por exemplo: nos locais de maior incidência de crimes, promoverem atividades de lazer, cultura e esportes para jovens em situação de vulnerabilidade social. 
O objetivo destas atividades é fortalecer o protagonismo juvenil no trabalho com a solidariedade, o respeito e a justiça. Esse é um exemplo, com bons resultados, do que a comunidade pode fazer para a conscientização social contra a violência urbana, denominada “Cultura da Paz”. 
Nesse sentido, existem os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseps), que são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem para discutir os problemas comunitários de segurança e desenvolvimento de campanhas educativas e funcionam como apoio à polícia estadual nas relações comunitárias, estando vinculados às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Participe de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuem em projetos de segurança e de prevenção e combate às drogas.
Divulgue os telefones e endereços de organizações que atuem com o propósito acima na sua comunidade.
A segurança tem sido a plataforma de vários programas de governo e prioridade de gestão de parlamentares nas diversas esferas (municipais, estaduais e federais), portanto, atue sobre esses representantes públicos para medidas efetivas de combate à violência. Exerça seu direito de eleitor.
Utilize os serviços Disque-Denúncia para comunicar ocorrências e dar informações que ajudem a polícia a combater o crime ou as irregularidades na própria polícia. 
Lembre-se de que sua identidade será preservada, ou seja, você não precisa dar nenhum dado pessoal, somente a informação que será revertida em benefício da comunidade. ( ligue 190 da PM, 197 da PC ou 181- disque denuncia unificado, 3829 – 3700 (PM), 3821- 2211 (PC), site pmonline.com.br, linke denuncie.

O IMPORTANTE E O QUE VOCÊ DIZ, NÃO QUEM VOCÊ E.

Organize grupos de Vigilância Comunitária, em parceria com a polícia. Envolva os jovens nas iniciativas. O Grupo pode mapear as atividades ilegais (ponto de drogas, desmanche de automóveis etc.) que ocorrem na vizinhança e informar a polícia.
Requisite serviços públicos aos órgãos competentes, que ajudem a reduzir a criminalidade na sua comunidade, como iluminação de ruas escuras, policiamento etc.
Promova “Passeatas da Paz”, de forma a sensibilizar a comunidade para o combate à violência.
Colabore para a recuperação de locais degradados, a exemplo de terrenos baldios, que favoreçam o encontro de marginais.
Envolva as escolas e o corpo docente em todas as iniciativas comunitárias contra a violência e as drogas.
Promova o trabalho voluntário (educação, saúde e outros) nas prisões e dê oportunidade para ex-detentos ou aqueles em regime semi-aberto. 
Lembre-se de que a reinserção social dessas pessoas também é de responsabilidade da coletividade e um fator importante para que não se sintam novamente atraídas para o crime organizado. 
Projetos elaborados pelo 51º BPM.
Polícia Comunitária, Rede de vizinhos protegidos, Projeto Adolescente Cidadão de Janaúba e Nova Porteirinha, e outros em andamento em vários municípios que compõem o 51º BPM, PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), na área do 51º BPM, 18.100 pessoas entre crianças, adolescentes e pais já foram atendidos. Palestras sobre diversos temas para a comunidade, o programa de rádio “Ronda Policial”.

PROJETO ADOLESCENTE CIDADÃO PARTICIPA DE EXCURSÃO ECOLÓGICA NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TALHADO.

(Janaúba) No último sábado (10) os adolescentes do Projeto Adolescente Cidadão de Janaúba e Nova Porteirinha, coordenado pelo 51º BPM, participaram de uma excursão no município de Serranópolis de Minas na serra do Talhado.
O Tenente Guilherme Rodrigues Santos, diretor presidente da entidade, coordenou todas as atividades com os 46 adolescentes, estiveram presentes também o professor de geografia Lucimar, o Corpo de Bombeiros através dos Soldados Benício e Aurélio, o Sargento Elton, o Soldado Araújo, a coordenadora pedagógica Michele, e o apoio incondicional do IEF e dos policiais militares do Destacamento da PMMG de Serranópolis de Minas, sob o comando do Sargento Juliano Camargos. 
Durante a caminhada ecológica de quatro quilômetros pela Serra do Talhado, os adolescentes ficaram maravilhados com tanta beleza natural da flora e da fauna. Ao final todos participaram de uma aula de ecologia e geografia, e se deliciaram com um banho na cachoeira do Talhado. A excursão teve também o apoio do prefeito municipal de Janaúba José Benedito, do vereador Claúdio Fidelix, e da WN turismo, o nosso muito obrigado por ter realizado o sonho dos nossos adolescentes.



Sargento Elton Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe