Espinosa quer se consolidar como pólo têxtil

(InterTV) Espinosa, no extremo norte de minas, quer se consolidar como um pólo têxtil. Atualmente são 73 confecções na cidade, segundo a secretaria municipal de desenvolvimento econômico o crescimento do setor gera reflexos positivos em outros ramos de atividade.
A modelagem das roupas é feita no computador, o passo seguinte é colocar o molde sobre 400 tiras de tecido, de todas as cores. O corte é preciso e praticamente não há perdas.
No estoque da industria têxtil da cidade são quase 100 mil peças, que serão enviadas para 22 estados do país. De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Isaías Oliveira, são 73 confecções na cidade.
O município de Espinosa tem cerca de 31 mil habitantes. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial da cidade, 10% da população está empregada na confecção. a previsão é que em cinco anos este índice chegue a 25%. Emprego no ramo não falta, mas havia um gargalo: a falta de qualificação, mas isso começou a mudar.
Na cidade se instalou uma unidade móvel de qualificação onde se ensina o ofício de costurar. Oportunidade para 200 alunos. Em uma turma são 20 mulheres, elas serão as primeiras a se formar. Mesmo antes de terminar o curso, uma das alunas já conseguiu emprego.
Os reflexos do crescimento do setor aparecem em outras áreas, como na hotelaria. Segundo o gerente, Natalino Barbosa, o hotel investiu em uma ampliação, o perfil do hóspede está ligado a confecções.
Atualmente são produzidas 200 mil peças por mês nas confecções de Espinosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo