Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Salinas sofre com alagamentos causados por fortes chuvas



(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas e Inter TV) Uma forte chuva deixou ruas e casas alagadas em Salinas, no Norte de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros informou, nesta quarta-feira (16), que atendeu 38 ocorrências de inundações e alagamentos. Não houve feridos e não há desalojados nem desabrigados.

Segundo os bombeiros, as ocorrências foram registradas nos bairros Santo Antônio, Alto Casa Blanca e Silvio Santiago. A água invadiu casas e os moradores perderam móveis e eletrodomésticos.

Os bombeiros e a Defesa Civil fizeram vistorias nas áreas atingidas e nenhum imóvel ficou com a estrutura comprometida, de acordo com os bombeiros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que choveu 162,4 milímetros em Salinas nas últimas 24 horas, quase o esperado para todo o mês de novembro. Ainda de acordo com o Inmet, a média de chuva registrada em novembro na cidade é de 176,8 milímetros.

Em nota, a Prefeitura de Salinas informou que acompanha os desdobramentos relacionados as fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (16).

“Antes da chegada das chuvas a Prefeitura atuou na limpeza dos córregos, bueiros, além do trabalho de orientação da população quanto a limpeza efetiva das calhas e telhados. Durante as chuvas, os servidores das referidas pastas, juntamente ao Corpo de Bombeiros, prestaram assistência aos desalojados. Ao longo do dia está sendo realizado um trabalho de visita aos pontos críticos de alagamento, assistência aos atingidos e limpeza de ruas obstruídas”, diz um trecho da nota.

Segundo a Prefeitura, três famílias precisaram sair das casas durante a noite, mas já puderam retornar para os imóveis nesta quarta.

Chuva em 2021
Em dezembro de 2021, o município de Salinas foi devastado após uma enchente. O rio, que corta a cidade, transbordou e a água invadiu casas e comércios da área Central. Postes e até um caminhão foram arrastados pela correnteza.

Sete pessoas ficaram desabrigadas e mais de mil desalojadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG