Câmara de Jaíba ignora lei federal e amplia uso de ônibus escolares para 13 anos, colocando alunos em risco

Imagem
Com informações Jaíba New s Jaíba (MG) – Em uma votação marcada por debates acalorados e forte repercussão popular, a Câmara Municipal de Jaíba aprovou, nesta segunda-feira (18), por 6 votos a 4, o Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do Executivo, que amplia de 10 para 13 anos a vida útil dos veículos utilizados no transporte escolar do município. A decisão, no entanto, vai de encontro às normas vigentes em nível federal. A Resolução nº 01/2021 do Ministério da Educação recomenda limite máximo de 10 anos de uso (art. 21, inciso I), enquanto a Lei Federal estabelece prazo ainda menor: apenas 7 anos para veículos destinados ao transporte de estudantes. O embate no plenário O projeto dividiu os vereadores. Votaram contra a proposta, defendendo a segurança dos alunos: • Gleisson Viana • Rafael Fola • Maicon da Obra • Ângela Karine Já os parlamentares que aprovaram a ampliação para 13 anos foram: • Piu Caminhoneiro • Elza Lopes • Ju Gorutubano • Antônio Silvestre • Tela do Açoug...

Salinas sofre com alagamentos causados por fortes chuvas



(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas e Inter TV) Uma forte chuva deixou ruas e casas alagadas em Salinas, no Norte de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros informou, nesta quarta-feira (16), que atendeu 38 ocorrências de inundações e alagamentos. Não houve feridos e não há desalojados nem desabrigados.

Segundo os bombeiros, as ocorrências foram registradas nos bairros Santo Antônio, Alto Casa Blanca e Silvio Santiago. A água invadiu casas e os moradores perderam móveis e eletrodomésticos.

Os bombeiros e a Defesa Civil fizeram vistorias nas áreas atingidas e nenhum imóvel ficou com a estrutura comprometida, de acordo com os bombeiros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que choveu 162,4 milímetros em Salinas nas últimas 24 horas, quase o esperado para todo o mês de novembro. Ainda de acordo com o Inmet, a média de chuva registrada em novembro na cidade é de 176,8 milímetros.

Em nota, a Prefeitura de Salinas informou que acompanha os desdobramentos relacionados as fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (16).

“Antes da chegada das chuvas a Prefeitura atuou na limpeza dos córregos, bueiros, além do trabalho de orientação da população quanto a limpeza efetiva das calhas e telhados. Durante as chuvas, os servidores das referidas pastas, juntamente ao Corpo de Bombeiros, prestaram assistência aos desalojados. Ao longo do dia está sendo realizado um trabalho de visita aos pontos críticos de alagamento, assistência aos atingidos e limpeza de ruas obstruídas”, diz um trecho da nota.

Segundo a Prefeitura, três famílias precisaram sair das casas durante a noite, mas já puderam retornar para os imóveis nesta quarta.

Chuva em 2021
Em dezembro de 2021, o município de Salinas foi devastado após uma enchente. O rio, que corta a cidade, transbordou e a água invadiu casas e comércios da área Central. Postes e até um caminhão foram arrastados pela correnteza.

Sete pessoas ficaram desabrigadas e mais de mil desalojadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira