Em Lagoa dos Patos homem é resgatado em condições análogas a escravidão



(Por Nátila Gomes, g1 Grande Minas) Um homem, de 57 anos, foi resgatado nesta quinta-feira, 17, em condições análogas à escravidão, na cidade de Lagoa dos Patos, no Norte de Minas. A operação da Gerência do Ministério do Trabalho e Emprego foi desencadeada na zona rural do município após denúncia. Segundo o Auditor fiscal do Trabalho, Dárcio Vieira, o homem trabalhava na Fazenda há mais de 30 anos.

“Ele trabalha lá desde criança, quando ficou órfão e já serviu três gerações da família que é dona da fazenda. Trabalhou para o avô, para o pai e agora para o filho. Sempre nas mesmas condições sub-humanas. Sem registro na Carteira de Trabalho e sem nunca ter recebido salário, só recebia comida em troco dos serviços braçais. O local não tem banheiro, todo escuro, sem energia elétrica, e as vasilhas e alimentos ficavam espalhados sem lugar para armazenamento. Além disso, não tinha local adequado para dormir e nem colocar as roupas”, relatou Dárcio.

Ainda segundo o auditor, o local é de difícil acesso e foi necessário o auxílio da Polícia Militar para encontrar o trabalhador. O homem contou aos auditores que está cadastrado como beneficiário do Auxílio Brasil, mas nunca recebeu nenhum valor.

O caso segue para a justiça e o patrão será autuado. Inicialmente ninguém foi preso, mas o empregador terá 10 dias para resolver as pendências trabalhistas e efetuar os pagamentos dos serviços prestados.

“O trabalhador tem direito a receber pelos últimos cinco anos, o que dá mais de R$ 80 mil. Ainda estamos fazendo o cálculo desse valor. Caso o empregador não pagar, o Ministério Público vai entrar com uma ação de cobrança na justiça. Além disso, o empregador será autuado pelas infrações que cometeu por nunca ter violado os direitos trabalhistas. Também será registrada uma ação contra ele por danos morais”, explicou.

O homem ficou sob os cuidados da sobrinha, que também mora em Lagoa dos Patos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe