Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Em Lagoa dos Patos homem é resgatado em condições análogas a escravidão



(Por Nátila Gomes, g1 Grande Minas) Um homem, de 57 anos, foi resgatado nesta quinta-feira, 17, em condições análogas à escravidão, na cidade de Lagoa dos Patos, no Norte de Minas. A operação da Gerência do Ministério do Trabalho e Emprego foi desencadeada na zona rural do município após denúncia. Segundo o Auditor fiscal do Trabalho, Dárcio Vieira, o homem trabalhava na Fazenda há mais de 30 anos.

“Ele trabalha lá desde criança, quando ficou órfão e já serviu três gerações da família que é dona da fazenda. Trabalhou para o avô, para o pai e agora para o filho. Sempre nas mesmas condições sub-humanas. Sem registro na Carteira de Trabalho e sem nunca ter recebido salário, só recebia comida em troco dos serviços braçais. O local não tem banheiro, todo escuro, sem energia elétrica, e as vasilhas e alimentos ficavam espalhados sem lugar para armazenamento. Além disso, não tinha local adequado para dormir e nem colocar as roupas”, relatou Dárcio.

Ainda segundo o auditor, o local é de difícil acesso e foi necessário o auxílio da Polícia Militar para encontrar o trabalhador. O homem contou aos auditores que está cadastrado como beneficiário do Auxílio Brasil, mas nunca recebeu nenhum valor.

O caso segue para a justiça e o patrão será autuado. Inicialmente ninguém foi preso, mas o empregador terá 10 dias para resolver as pendências trabalhistas e efetuar os pagamentos dos serviços prestados.

“O trabalhador tem direito a receber pelos últimos cinco anos, o que dá mais de R$ 80 mil. Ainda estamos fazendo o cálculo desse valor. Caso o empregador não pagar, o Ministério Público vai entrar com uma ação de cobrança na justiça. Além disso, o empregador será autuado pelas infrações que cometeu por nunca ter violado os direitos trabalhistas. Também será registrada uma ação contra ele por danos morais”, explicou.

O homem ficou sob os cuidados da sobrinha, que também mora em Lagoa dos Patos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG