Na Penitenciária de Francisco Sá fuga de seis detentos é impedida por policiais penais



(Por Alice Brito e Vitor Fórneas, O Tempo) Seis detentos tentaram fugir da Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas, na madrugada desta quinta-feira (22). Cadeados chegaram a ser quebrados e a fuga foi impedida pela atuação dos policiais penais. Um representante da categoria cobra reforço do efetivo e destaca que o “colapso está por vir”.

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma equipe da penitenciária observou a movimentação de presos na guarita do Pavilhão A, momento em que todos os policiais penais de plantão foram acionados para auxiliar no atendimento da ocorrência.

Quatro celas estavam serradas e cadeados de outras foram quebrados pelos detentos, visto que eles não estavam conseguindo fugir. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) precisou dar apoio na contenção.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), “foi necessário o uso de disparos com munição de menor potencial ofensivo, porém, não houve feridos”.

“Os presos envolvidos na ocorrência foram identificados e passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade, podendo sofrer sanções administrativas. A direção da unidade instaurou um procedimento de investigação interna para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido e, também, possíveis danos ao patrimônio”, afirmou a pasta em um dos trechos do posicionamento encaminhado.

A rotina da unidade prisional segue normalmente durante o dia.

‘Colapso’
A tentativa de fuga registrada no presídio do Norte de Minas reforça a necessidade de aumentar o efetivo dos policiais penais do Estado, segundo Wladimir Dantas, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindpen).

“Já é uma situação que vem se desencadeando e que nem nós falamos: é uma bomba relógio que começa a dar sinais que vai explodir e estourar. Não tem quantitativo suficiente para elaborar atividades e estamos, literalmente, tirando leite de pedra”, disse.

Dantas ressalta que os policiais penais estão sobrecarregados e cobra celeridade na realização do concurso para a categoria. “O déficit é muito grande. É surreal o que a Polícia Penal faz em todo Estado, são heróis da vida real. O desgaste é enorme e a falta de apoio e amparo é tremenda. Isso já vem demonstrando há anos e vem começando a dar sinais agora”.

O representante da categoria cobra o poder público a tomada de decisões. “É preciso dar a devida atenção ao sistema prisional. O colapso está por vir e outras situações podem acontecer. É preciso chamar pra ontem um reforço e apoio”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe