Suspeito de matar primo e arrancar suas orelhas por suspeita de macumba é preso após um mês em fuga na mata de Pintópolis

Imagem
Em um desfecho que trouxe alívio à família de José Martins Vieira, um homem de 62 anos brutalmente assassinado em agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta quinta-feira (18) o principal suspeito pelo crime chocante ocorrido na zona rural de Pintópolis, no Norte de Minas Gerai s . O autor do homicídio, primo e vizinho da vítima, de 58 anos, foi localizado em uma área de mata densa na comunidade Para Terra 2, após mais de um mês foragido. A prisão foi resultado de uma denúncia anônima e contou com a colaboração de populares que ajudaram a contê-lo. O crime, que abalou a pequena comunidade agrícola de Pintópolis, aconteceu no dia 18 de agosto, uma segunda-feira fatídica. José Martins Vieira, um lavrador respeitado na região, foi atacado em sua própria propriedade rural por seu primo, com quem mantinha uma relação de vizinhança há anos. Segundo relatos da Polícia Militar (PM), o agressor, movido por uma crença irracional, acusou a vítima de praticar “macumba” – um ritual de f...

Na Penitenciária de Francisco Sá fuga de seis detentos é impedida por policiais penais



(Por Alice Brito e Vitor Fórneas, O Tempo) Seis detentos tentaram fugir da Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas, na madrugada desta quinta-feira (22). Cadeados chegaram a ser quebrados e a fuga foi impedida pela atuação dos policiais penais. Um representante da categoria cobra reforço do efetivo e destaca que o “colapso está por vir”.

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma equipe da penitenciária observou a movimentação de presos na guarita do Pavilhão A, momento em que todos os policiais penais de plantão foram acionados para auxiliar no atendimento da ocorrência.

Quatro celas estavam serradas e cadeados de outras foram quebrados pelos detentos, visto que eles não estavam conseguindo fugir. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) precisou dar apoio na contenção.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), “foi necessário o uso de disparos com munição de menor potencial ofensivo, porém, não houve feridos”.

“Os presos envolvidos na ocorrência foram identificados e passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade, podendo sofrer sanções administrativas. A direção da unidade instaurou um procedimento de investigação interna para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido e, também, possíveis danos ao patrimônio”, afirmou a pasta em um dos trechos do posicionamento encaminhado.

A rotina da unidade prisional segue normalmente durante o dia.

‘Colapso’
A tentativa de fuga registrada no presídio do Norte de Minas reforça a necessidade de aumentar o efetivo dos policiais penais do Estado, segundo Wladimir Dantas, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindpen).

“Já é uma situação que vem se desencadeando e que nem nós falamos: é uma bomba relógio que começa a dar sinais que vai explodir e estourar. Não tem quantitativo suficiente para elaborar atividades e estamos, literalmente, tirando leite de pedra”, disse.

Dantas ressalta que os policiais penais estão sobrecarregados e cobra celeridade na realização do concurso para a categoria. “O déficit é muito grande. É surreal o que a Polícia Penal faz em todo Estado, são heróis da vida real. O desgaste é enorme e a falta de apoio e amparo é tremenda. Isso já vem demonstrando há anos e vem começando a dar sinais agora”.

O representante da categoria cobra o poder público a tomada de decisões. “É preciso dar a devida atenção ao sistema prisional. O colapso está por vir e outras situações podem acontecer. É preciso chamar pra ontem um reforço e apoio”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro