Janaúba e Jaíba lideram perda de Caatinga para Usinas Solares em Minas Gerais

Imagem
Complexo Solar Janaúba. Os municípios de Janaúba e Jaíba, localizados no Norte de Minas Gerais, estão no topo do ranking nacional de perda de vegetação nativa da Caatinga devido à expansão de usinas solares, conforme revela um estudo recente da iniciativa MapBiomas. Entre 2016 e 2024, Jaíba perdeu 2.840 hectares e Janaúba 2.409 hectares de Caatinga para a instalação de painéis fotovoltaicos, colocando-os como os dois municípios brasileiros com maior desmatamento do bioma para esse fim. Esses números alarmantes destacam o impacto ambiental da busca por energia limpa em uma região marcada pela riqueza natural e pela fragilidade ecológica. De acordo com o levantamento do MapBiomas, concluído em setembro de 2025, Minas Gerais lidera o ranking nacional de perda de Caatinga para usinas solares, com 59,84% do total desmatado no país para esse propósito. Do total de 35,3 mil hectares ocupados por usinas fotovoltaicas no Brasil em 2024, 13,1 mil hectares (37%) estão em Minas Gerais, com Janaúba...

Em Grão Mogol, Bombeiros resgatam animal silvestre


Na manhã desta segunda-feira, 19 de setembro, por volta das 11 da manhã, Bombeiros de Salinas se deslocaram até o distrito de Vale das Cancelas, zona rural de Grão Mogol, a fim de realizar o salvamento de um filhote de “veado catingueiro”.

A guarnição deparou-se com o animal no quintal de uma residência, com alguns ferimentos.

De acordo com o solicitante, V.B.C, de 30 anos, o animal teria se abrigado em sua residência ao ser perseguido por cães na região.

Os militares, equipados com os EPI's específicos, realizaram a captura do mamífero que será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, em Montes Claros/MG para reinserção no habitat natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro