Janaúba e Jaíba lideram perda de Caatinga para Usinas Solares em Minas Gerais

Imagem
Complexo Solar Janaúba. Os municípios de Janaúba e Jaíba, localizados no Norte de Minas Gerais, estão no topo do ranking nacional de perda de vegetação nativa da Caatinga devido à expansão de usinas solares, conforme revela um estudo recente da iniciativa MapBiomas. Entre 2016 e 2024, Jaíba perdeu 2.840 hectares e Janaúba 2.409 hectares de Caatinga para a instalação de painéis fotovoltaicos, colocando-os como os dois municípios brasileiros com maior desmatamento do bioma para esse fim. Esses números alarmantes destacam o impacto ambiental da busca por energia limpa em uma região marcada pela riqueza natural e pela fragilidade ecológica. De acordo com o levantamento do MapBiomas, concluído em setembro de 2025, Minas Gerais lidera o ranking nacional de perda de Caatinga para usinas solares, com 59,84% do total desmatado no país para esse propósito. Do total de 35,3 mil hectares ocupados por usinas fotovoltaicas no Brasil em 2024, 13,1 mil hectares (37%) estão em Minas Gerais, com Janaúba...

Câmara de Vereadores de Verdelândia teria 'celebrado grande acordo' para antecipar eleição da presidência a troco de aumento dos valores das diárias




Com exclusividade o nosso jornalismo teve acesso a informações de bastidores do que rolou em off nos bastidores da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Verdelândia. Já divulgamos aqui os valores absurdos gastos por vários vereadores, e inclusive o assessor do presidente da câmara gastou tanto ou mais que vários parlamentares. 

Mas não bastasse essa falta de respeito com o povo verdelandense, chega ao nosso conhecimento a manobra imoral para antecipar as eleições para presidente da câmara em 10 meses e ainda dobrar valores de diárias que cada vereador tem o direito de gastar.

Em um documento enviado a nossa reportagem, fica claro que dos nove vereadores, oito assinaram a favor do projeto de reajuste de 100% dos valores que cada parlamentar tem o direito de gastar. Diárias que eram R$ 500,00 passaram a ser R$ 1.000,00, e fica tudo muito claro no documento acima.

A única parlamentar a ser contra o reajuste dos valores e da antecipação da eleição para presidente da Câmara de Verdelândia, foi a vereadora Angélica Oliveira Brito de Sousa. Que conseguiu provar para os seus nobres colegas, mesmo sendo a que menos gastou com diárias, foi a que mais conquistou emendas para o município de Verdelândia.

O que os 8 vereadores de Verdelândia fizeram pode até ter sido legal, mas imoral e totalmente desrespeitoso com o dinheiro público em um país que tem crianças passando fome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro