Minerva Janaúba por um fio: funcionários reclamam de péssimas condições de trabalho e ameaçam a fazer greve



Com um jornalismo prestativo e combativo, nossa missão é proteger os mais fracos, defender os oprimidos, combater o racismo, a fome, e principalmente a corrupção.

Com essa característica rara, nosso trabalho é solicitado diariamente por pessoas de todos os cantos, segmentos e classes. Diferente do que é mais costumeiro do nosso trabalho, que é abordar e confrontar o setor público, desta vez fomos convocados a defender os funcionários do Frigorifico Minerva Foods, unidade Janaúba.

Com medo de represálias, um dos funcionários da gingante do setor de exportação de carnes, pediu para não ser identificado, e relatou a mudança drástica que a rotina de trabalho deles sofreu. Leiam com atenção a narrativa escrita pelo próprio colaborador: "Boa noite! Minerva foods está uma bagunça e funcionários estão querendo fazer greve. Pessoal do abate, faqueiros, magarefe...
Abate que começava as 5h da manhã hoje começa as 8h porque o frigorífico não está dando conta de matar tantos bois e eles tão deixando os funcionários exaustos que ficam dentro do frigorífico quase 12h por dia trabalhando...
Hoje era para matar quase 700 bois e só conseguiram matar 420, assim deixando todos os funcionários parados mais de 3h esperando liberar as câmaras para voltar a matar.
Estão sem cronograma nenhum...
Colocam para matar muitos bois e não dão conta de matar.
Povo almoça as vezes depois das 13h, as vezes ficando mais de 6 horas por causa da desorganização.
Chega 07, saí 18:30
Sábados que o horário é reduzido querem colocar bois e não dão conta e houve momentos dos funcionários ficarem sem almoço porque passaram do horário e a cozinha é terceirizada...
Hoje mesmo ficaram mais de 3 horas esperando eles organizarem para voltar o abater...
Você imagina um abate que começava as 5h da manhã, mudaram para 8h para ver se dar tempo do setor do corte conseguir fazer o serviço e mesmo assim, não estão dando.
Abate sempre começou as 5h.
Segunda a sábado.. povo nem esta vendo seus familiares.
Eles estão muito desorganizados.
Estamos pensando e fazer greve, se você puder soltar uma matéria falando sobre, agradecemos. Não podemos revelar quem somos porque eles marcam e mandam embora.

De toda a narrativa o que mais me preocupa, é que se manifestar, questionar situações que extrapolam o que é um trabalho humanizado, e começam haver situações que colocam a saúde mental, física e emocional dos trabalhadores em risco, pode gerar demissões. 

Deixamos nosso e-mail para que o Minerva Foods possa se manifestar, já que nossas ligações não foram atendidas.
e-mail: pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. E vdd viu Pablo,e não é só no abate não,são todos os setores,e não é só essa questão de desorganização de horário não,sao vários fatores,la eles obrigam o colaborador a fazer hora extra contra a vontade dele,e se o colaborador não fizer ,no dia seguinte tem uma advertência esperando,carga horária muito puchada tbm,no meu setor msm,a gente só tem horário pra entrar,pra sair e a hr que eles querem,eles esqueceram que temos uma vida aki fora famílias,temos qur descansar tbm...
    Situação lá tá feia
    Vai lá um dia na porta da empresa,hora que estivermos indo embora pra cvs com os funcionários,que vc Situação tá feia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, já houve várias denuncias sobre esse mesmo assunto, já teve vistoria no local, conferência de ponto, e não houve constatação dessa denuncia.

      Excluir
  2. Vixxx,a empresa toda tá feia,desde o RH até o cural,ta uma bagunça... tá precisando melhorar

    ResponderExcluir
  3. Tudo. Verdade não estamos, tendo vida aki fora. Lá tá uma desumanidade fora do normal. No Minerva os supervisores fazem de tudo pra tomar a premiação q vc tem direito. Lá tem operação pra tomar a PL(participação
    de lucro) do funcionário. Se vc não fizer hora extra levar advertência no outro dia. Se vc colocar atestado médico, descontar 25% do prêmio a cada dia de atestado. Ex: se vc colocar 3 dias de atestado perde 75% do prêmio.mais as horas q vc tiver feito. Sem contar que o médico tá instruído a não aceitar os atestado e obrigar o funcionário a trabalhar machucado. Nós ajude precisamos de ajuda urgente.

    ResponderExcluir
  4. Pressão psicológico gigante encima dos funcionários, fora que o salário é muito baixo pela intensidade que trabalham.

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalhei no minerva sai tudo rebentado e até hoje não consegui trabalhar mais e não fui indenizado lá acaba com a saúde dos colaboradores e muita pressão pablo isso tudo Ali e pura verdade

    ResponderExcluir
  6. Isso e vdd tá uma bagunça cadê os direitos do trabalhador tempo da escravidão acabou ajuda nos aí Pablo de Mello

    ResponderExcluir
  7. Cadê as autoridades?? Denunciem gente. O povo se lascando e esses escumugados só enriquecendo. Sem contar os puxa sacos lambe saco que só prejudica os coitados.

    ResponderExcluir
  8. Precisamos de ajuda, pra acabar com essa palhaçada, vamos fazer greve, inventa de tudo pra pode suspender o funcionário e perde os dias as horas, complicado

    ResponderExcluir
  9. Nossa fico totalmente sem acreditar como o ser humano que é capaz de denegrir a imagem do local onde tira seu sustento, seu ganha pão. Se a empresa é tão ruim assim, porque tem tanta família trabalhando no mesmo local, pai, filho, marido, esposa, irmãos etc. Até onde eu tenho conhecimento a empresa não foi na casa de ninguém Obrigar a trabalhar, todos viemos pot livre espontânea vontade, assim como todos nós somos livres para sair, ninguém é obrigado a ficar onde não se sente satisfeito. Eu particularmente trabalho na empresa a muito tempo e tenho gratidão pelo meu trabalho. Fico sem entender como as pessoas preferem dar credibilidade a uma mídia medíocre, sem credibilidade ao invés de procurar crescimento profissional e pessoal. #juntossomosmaisfortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E depois são os mesmo que procura serviço novamente, pedindo socorro

      Excluir
  10. Acho que se estar tão ruim assim, pq ainda estão trabalhando lá? Trabalho no Minerva a muito tempo e nunca vi tantas coisas absurdas em um só post. O RH da empresa estar a disposição para aqueles que desejam sair, ngm e obrigado a trabalhar onde não estar satisfeito! Agora sair por aí prejudicando a maioria, com post mentirosos e tamanha ingratidão com o local que estar levando o sustento para mais de 900 pessoas, não dá neh! Ao contrário do que estão publicando aqui, ngm e obrigado a trabalhar pro Minerva não, assim como em qualquer outra empresa, os que não estão satisfeitos e só pedir para sair e deixar os que realmente querem trabalhar!

    ResponderExcluir
  11. É impressionante o quanto o ser humano é ingrato e capaz de denegrir a imagem do local de onde tira seu sustento e seu ganha pão. Se a empresa é tão ruim assim porque existe tantas famílias trabalhando no mesmo local, pai, filho, marido, esposa etc. Não me recordo da empresa ter ido na minha casa me Obrigar a trabalhar eu escolhi a empresa e se não estiver feliz tenho direito de sair, afinal ninguém é obrigado a ficar onde não está satisfeito. Somos livres para sair e procurar outro lugar já que a cidade oferece várias oportunidades de emprego... não me recordo que no auge da pandemia quando a empresa fez de tudo para segurar o emprego de todos os seus colaboradores alguém ter ido exaltar e aplaudir o que a empresa estava fazendo, enquanto muitos locais estavam fechando as portas. Trabalho a muito tempo na empresa e sou totalmente grata a essa empresa. Me admira muito alguns gatos pingados irem até a mídia com esse nível de credibilidade, sensacionalista e sem fundamentos concretos denegrir e manchar a imagem do local onde trabalham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todos, tão insatisfeito, porque, Não manda embora quem quer sair?
      Porque eles querem q o funcionário pede conta.
      Ou eles procurá algo motivo manda por justa causa.

      Eles falam tanto dos funcionários mais antigos, que a maioria colocou o minerva na justiça, e nisso teve causas ganha, e não saitisfeito ainda está na justiça é está trabalhando!

      Excluir
  12. As pessoas são muito ingratas com a empresa onde trabalha mesmo. Eu trabalho no frigorífico tem mais de cinco anos e não tenho nada para reclamar sempre me pagaram corretamente só tenho para agradecer na pandemia continuei com o trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Que matéria infundada e ridícula. Isso é um absurdo! Pablo você deveria filtrar melhor o que publica.

    ResponderExcluir
  14. Simples amigo, se está descontente pede conta. Não atrapalha os que querem trabalhar.

    ResponderExcluir
  15. Nos estamos sendo pior do que escravos e humilhados pior do que um cachorro que vergonha pra nós trabalhadores...

    ResponderExcluir
  16. Pura verdade! O povo que está morrendo dentro desse local de trabalho. Ajude-nos a tomar uma providência. Somos obrigados a fazer hora extra. O setor noturno está trabalhando mais de 12h por dia. Não temos um dia de folga.

    ResponderExcluir
  17. Se todos, tão insatisfeito, porque, Não manda embora quem quer sair?
    Porque eles querem q o funcionário pede conta.
    Ou eles procurá algo motivo manda por justa causa.

    Eles falam tanto dos funcionários mais antigos, que a maioria colocou o minerva na justiça, e nisso teve causas ganha, e não saitisfeito ainda está na justiça é está trabalhando!

    ResponderExcluir
  18. Se todos, tão insatisfeito, porque, Não manda embora quem quer sair?
    Porque eles querem q o funcionário pede conta.
    Ou eles procurá algo motivo manda por justa causa.

    Eles falam tanto dos funcionários mais antigos, que a maioria colocou o minerva na justiça, e nisso teve causas ganha, e não saitisfeito ainda está na justiça é está trabalhando!

    ResponderExcluir
  19. Pessoas como estas não merecem estar em uma empresa tão séria como o Minerva. Lamentável esta matéria.

    ResponderExcluir
  20. Geralmente estas reclamações vem de funcionário que quer se aparecer… trabalho na minerva a anos e nunca tive este problema, muito menos esses mais graves que acusaram. Infelizmente as pessoas não dão valor no próprio trabalho.

    ResponderExcluir
  21. Com certeza vc é uns dos puxa saco pra tá falando assim.
    O tempo da escravidão acabou meu amigo se vc não quer fazer hora extra eles não podem te obrigar não.
    Mais não é assim que funciona lá não se vc falar que não vai fazer eles te dão advertência.
    Ai vc vem aqui falar que as são ingratas.

    ResponderExcluir
  22. Faltou muita coisa a ser dita nessa publicação. Faltou dizer que essa mesma empresa que criticam, é responsável por 900 empregos diretos e milhares de indiretos na cidade e região, faltou dizer que a Minerva trouxe expectativa de vida para muitos goturubanos desde sua implantação, faltou informar que em tempos de pandemia, além de distribuição de cestas básicas, carnes a todos seus colaboradores, ajudou o município de Janaúba de forma incondicional, com doações de insumos para combate ao vírus, ajuda financeira e até mesmo uma UTI móvel foi disponibilizada por meses, faltou dizer que temos salários em dia, ou melhor muitas vezes antecipado, ah faltou dizer que é uma companhia perene que não fez como vários outros frigoríficos fizeram, saíram devendo acerto de seus funcionários e comércio local, faltou salientar sobre os programas de incentivo com atitude campeã, participação de resultados, ah faltou muito a ser expressado na publicação, pra finalizar o que peço e Deus tenha misericórdia e que conserve a Minerva em JANAÚBA por longa data. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Matéria sem fundamento!

    ResponderExcluir
  24. Frigorífico de verdade sim era o independência daquele ali sim eu sentia saudade não essa Empresa chamada de minerva que só que sugar os seus funcionários,

    ResponderExcluir
  25. Essa empresa é uma droga, não vale nada, tudo que ela do tira tudo nas costas dos funcionários.

    ResponderExcluir
  26. Compartilhem essa matéria isso tem que chegar até o ministério público,esses puxa saco falam assim pq n e eles q sofrem pra ganhar um salário mínimo. Ainda vc pede pra te mandar embora e eles ficam perseguindo os funcionários.

    ResponderExcluir
  27. Pior empresa que já trabalhei na minha vida.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Pablo pela notícia publicada,vi que tem muitos vindo aqui criticar sua matéria,mas saiba que vc fez uma coisa que ninguém até hj fez,mostra as sacanagems covardias que vem acontecendo nessa empresa,e tbm ser aquela luz no fim do túnel para nós trabalhadores do minerva
    Tem muitos vindo aki defender a empresa,não vamos julgalas,pois elas tbm tem direto de falar oque acham da lugar que trabalha,e tenho observado que elas dizem que a empresa é boa só pq pagam no dia,agora me diz aí oque que adianta pagar no dia mas vc não tem uma condição de trabalho digna,trabalhamos de segunda a sábado,trabalhando quase 12h por dia,quase não temos tempo para nossas famílias,sem contar que eles vem ate passando por cima da lei,querendo obriga o trabalhador a fazer horas extra todos os dias contra a vontade dele,e se recusar a fazer é advertido ...
    CHEGA!TA NA HORA DE COLOCAR UM (.) FINAL NESAS COVARDIAS...
    #VEMAKIDEFRENTEAMINERVACONVERSACOMOPOVOPABLO.

    ResponderExcluir
  29. Orgulho em pertencer a equipe do Minerva, sao 6 anos que me sinto acolhida, que posso contribuir com a renda da minha familia. Obrigado Minerva Foods!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe