Com menos de 7 meses de mandato, Vereadora Professora Eloísa já garante mais de R$ 700 mil para Nova Porteirinha e segue firme na luta pela educação

Imagem
Nova Porteirinha (MG) – O mandato da vereadora Professora Eloísa Olívia Silveira Camargo Mendes já mostra resultados concretos e expressivos para a população de Nova Porteirinha. Em menos de sete meses, a parlamentar conseguiu mais de R$ 700 mil em recursos para o município, com o apoio do deputado estadual Oscar Teixeira. Um feito que chama a atenção não apenas pelo volume de recursos, mas pela velocidade e eficiência com que tem atuado. Com uma postura ativa, participativa e comprometida, a vereadora vem se destacando como uma das lideranças mais engajadas do legislativo local, especialmente nas áreas de educação, infraestrutura e inclusão social. Compromisso com a educação é prioridade Na tarde desta terça-feira (29/07), em agenda oficial na capital mineira, Belo Horizonte, Eloísa esteve no gabinete da deputada federal Nely Aquino para apresentar as principais demandas educacionais de Nova Porteirinha, em especial das escolas localizadas na zona rural. Durante o encontro, a vereador...

Polícia Federal realiza operação contra fraudes em licitação no Norte de Minas

(Por Girleno Alencar e Ana Clara Otoni) Após uma investigação em 37 municípios, a Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (23) uma operação que tem como objetivo desmascarar um esquema de fraudes em licitações em várias áreas do âmbito municipal. Estão sendo cumpridos nesta manhã mandados de busca e apreensão em vários pontos das cidades de Montes Claros e Coração de Jesus, ambas no Norte de Minas. O prefeito de Coração de Jesus, Antônio Cordeiro de Faria (PSDC), que é candidato à reeleição, teve a prisão decretada pela juíza federal Clemência Maria Almada Lima de Ângelo, porém, ele não vai ficar em um presídio comum. O político deve ser um dos primeiros políticos de Minas Gerais a usar a tornozeleira eletrônica, com isso, ele estará impedido de se aproximar do prédio da prefeitura da cidade e de manter contato com qualquer servidor da administração municipal. Além dele, outros cinco servidores, que são secretários municipais, também tiveram a prisão decretada, mas vão usar a tornozeleira. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) os equipamentos ainda não foram adquiridos pelo Estado e devem começar a ser usados a partir de novembro. O sistema de monitoramento já é usado no país, em fase de teste para criminosos que tenham cometido crimes como homicídios e roubo, por exemplo.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivoé evitar que os políticos intimidem servidores que possam dar mais detalhes sobre o esquema fraudulento. O vice-prefeito da cidade, Pulquerio Rabelo da Conceição (DEM), vai ser empossado ainda nesta quinta-feira (23). A Polícia Federal fez escutas telefônicas durante a Operação Máscaras da Sanidade, que levou ao pedido dos mandados de busca e apreensão, além da prisão dos envolvidos. Nas gravações, os policiais federais identificaram que o prefeito tinha relações com o empresário Evandro Leite da Garcia, dono das construtoras Radier e Norte Vale. Garcia foi preso no dia 21 de julho durante a Operação Máscaras da Sanidade.
A ação recebeu o nome de Operação Odin, em referência ao principal deus da mitologia nórdica e que é considerado o Deus que tudo vê. A operação ocorre na contramão do movimento grevista da Polícia Federal, que está em greve desde o dia 7 de agosto. Nesta quinta-feira, às 8 horas, deverá ocorrer uma reunião entre o governo federal e os policiais federais para tratar sobre o fim da paralisação da categoria. Esse encontro será feito após o adiamento da reunião que estava prevista para essa quarta-feira (22), mas que foi prorrogada porque o governo pediu 36 horas para apresentar uma proposta aos servidores.
Uma coletiva de imprensa será realizada às 10 horas para que os policiais federais esclareçam a participação dos envolvidos no esquema fraudelento.

Policiais Federais de Montes Claros vão continuar em greve
Por meio de nota, a Polícia Federal de Montes Claros informou que tem participado efetivamente da greve deflagrada pela categoria nacionalmente, mas que o precisou atuar no cumprimento de mandados judiciais oriundos da Operação Odin, por acreditar que a ordem judicial represente importantes desdobramentos das investigações que vêm sendo realizadas. A nota diz ainda que a ação deve ter elevado valor pedagógico para gestores públicos e conscientização da população.
Com exceção da ação nesta operação, a Polícia Federal informou que vai permacener em greve até que a situação seja resolvido com o governo. O texto divulgado nesta quinta-feira (23) lamentava a necessidade da greve para chamar a atenção do governo. Um dos trechos traz: "Infelizmente (a greve) é a única alternativa e atitude que restam à categoria para ser percebida pelo governo federal. Buscamos a sensibilização do governo para os graves problemas estruturais que emperram o avanço da polícia federal no combate ao crime".

Laranja com pequi
A cidade de Montes Claros vem sendo alvo de investigações desde dezembro de 2009 por atos de improbidade geradores de enriquecimento ilícito e de dano ao erário. No dia 26 de junho, a Polícia Federal deflagrou no município a Operação Laranja com Pequi, na qual 11 pessoas, entre as quais o prefeito, um dos seus assessores especiais, a atual secretária de Educação, a ex-secretária Adjunta de Educação, além de dois servidores (ex-pregoeiro e assessor jurídico) do setor de compras da Prefeitura e de sócios e funcionários das empresas Stillus e Isoengenharia estariam envolvidos no esquema.
Fraudes que ocorriam na concorrência para o fornecimento de refeições nas escolas municipais da cidade foram desmascaradas pela investigação da Polícia Federal. Um dos resultados do esquema foi o cancelamento do contrato com a Stillus Alimentação Ltda. e antecipação do recesso escolar por falta de comida.

Comentários

  1. SERA QUE ESQUECERAM DAQUELES QUE FALSIFICARAM A LICITAÇÃO DE IVONEI ONDE ELE MESMO TA PROCESSADO.
    E SO VERIFICAR O SITE processual-mg2.trf1.jus.br e ver la 9 Processos e uma turma enorme de falsarios.
    A cadeira ta pronta para recebe lo. Acorda Janauba, lugar de bandido e no cemiterio ou na Cadeia.
    Vamos passar esta Camara Municipal a limpo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo