Operação prende servidor do IEF no Norte de Minas
![]() |
Ex-presidente da Coopervap
Juvecir Gomes chega preso
|
A empresa pertence ao grupo Itaminas, cujo controlador é o empresário Bernardo Paz, também dono do Museu do Inhotim, na Região Metropolitana da capital. Foram cumpridas medidas de busca e apreensão na Replasa, na sede do IEF de Salinas, e na residência dos investigados.
Cinco pessoas haviam sido presas. Segundo a PM, entre os detidos estão José Luis de Melo – gerente do IEF – e Jovercy Gomes Morais, ex-presidente da Cooperativa do Vale do Rio Pardo (Coopervap). A Cooperativa também foi alvo da operação, desencadeada pelo MP, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A polícia apreendeu cinco armas de fogo, sem registro, computadores, cadernos e agendas, além de outros pertences. O golpe aplicado pode ter causado prejuízo de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Os bens dos envolvidos foram bloqueados até o valor da fraude.
Segundo as investigações, a quadrilha era responsável por burlar a legislação, permitindo a extração ilegal de carvão. O material era utilizado por siderúrgicas. Eram fraudadas pelo servidor do IEF as guias de controle ambiental. “Tais documentos são emitidos pelo investigado João Luis de Mello e são cancelados, sem qualquer justificativa, logo que a carga de carvão dá entrada nas siderúrgicas. Desse modo, o carvão efetivamente produzido não é contabilizado nem abatido na volumetria total autorizada pelo IEF”, diz trecho do pedido de prisão feito pelo MP.
A assessoria do grupo Itaminas informou que foi apreendido apenas um computador, do gerente Alberto Teatini. Segundo a empresa, há cerca de um ano não são efetuadas compras de carvão, porque as unidades da Itaminas estão paralisadas. O governo diz que ‘será aberta sindicância’ para apurar a prisão do servidor do IEF. Ainda segundo o governo, o servidor estava afastado do cargo desde o dia 4 de maio.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário