Atlético vence o América e, de forma invicta, conquista seu 41º título Mineiro

Com uma vitória por 3 a 0 sobre o América, neste domingo, no Independência, o Atlético conquistou, de forma invicta, seu 41º título do Campeonato Mineiro. Mesmo com a possibilidade de empatar para ficar com a taça, o Galo teve uma atuação contundente e, mostrando força, se impôs sobre o Coelho, sacramentando o título com mais um triunfo diante de sua apaixonada torcida. Os gols da decisão foram marcados por Serginho e Bernard, duas vezes.
Pela quinta vez na história, o Galo conquistou levantou a taça estadual com uma campanha perfeita, sem sofrer derrotas, igualando as históricas conquistas de 1932, 1938, 1942 e 1976. O Atlético ainda levou a taça de 100º campeão mineiro, na 98ª edição do torneio, que em duas oportunidades teve dois campeões oficialmente declarados.
O título deste domingo serviu para coroar uma boa campanha alvinegra ao longo de todo o Campeonato Mineiro. Inapelável, a equipe alvinegra já havia garantido a melhor campanha na primeira fase do campeonato, quando liderou de forma absoluta, sem dar chances aos rivais, como os números facilmente provam.
Ao todo, foram 15 partidas, com 11 vitórias e quatro empates. O Galo teve o melhor ataque da competição, com 32 gols marcados, e também a defesa menos vazada, levou apenas nove bolas na rede. O artilheiro do time no torneio foi André, que anotou dez gols.
Para o América, fica o gostinho do quase. O Coelho não conseguiu realizar o sonho de levar o título estadual justamente no ano de seu centenário, comemorado no último dia 30 de abril. Apesar dos esforços da diretoria e da valentia dos jogadores dentro de campo, a equipe alviverde sucumbiu na decisão e não conseguiu colocar as mãos na taça.
O último título estadual do Atlético foi em 2010, quando bateu o Ipatinga na decisão.

Primeiro tempo
O equilíbrio tomou conta dos primeiros minutos de jogo. Atlético e América alternavam as subidas ao ataque, mas nenhuma das equipes conseguia criar jogadas realmente perigosas. Cauteloso e administrando a vantagem, o Galo parecia esperar o adversário tomar uma iniciativa, mas o Coelho não fisgava a isca e seguia seu estilo de contenção, sem correr muitos riscos.
A primeira oportunidade foi aos dez minutos, quando Éverton Luiz desviou escanteio de cabeça e mandou por cima. O Atlético tinha boa chegada ao campo de ataque, mas sentia a ausência de um centroavante de ofício e tinha pouca penetração. Mesmo assim, o alvinegro era superior e cresceu em campo a partir dos 15 minutos.
Com o time bem postado dentro de campo, a torcida alvinegra se inflamou. Acuado, o Coelho errava muitos passes na transição para o ataque, deixando o Atlético comandar a posse de bola e o ritmo da partida. Não demorou para a superioridade alvinegra se refletir no placar.
Aos 30 minutos, Guilherme recebeu na entrada da área e chutou colocado. A bola pegou no travessão, mas sobrou para Serginho, que escorou de cabeça para a rede: 1 a 0. O Coelho respondeu aos 37, quando Rodriguinho pegou a sobra dentro da área e chutou forte, obrigando Giovanni a fazer linda defesa. O castigo alviverde veio no minuto seguinte.
Guilherme lançou Bernard em velocidade, o meia-atacante ganhou a disputa com Patrick, invadiu a área e chutou no contrapé de Neneca, ampliando o marcador e a vantagem atleticana ainda no primeiro tempo. Para ficar com a taça, o Coelho teria que virar a partida na etapa final.

Segundo tempo
O América voltou do intervalo disposto a reverter o placar e Givanildo colocou o time para frente com duas mudanças, Kaio e Bruno Meneghel nos lugares de Patrick e Fábio Júnior. Como esperado, o alviverde foi para cima do Atlético de forma desorganizada e, por vezes conseguiu levar perigo. O Galo fechava espaços na defesa e saia nos contra-ataques, como aos três minutos, quando Leleu desceu em velocidade e chutou forte, para defesa de Neneca.
A toada da etapa final foi única: o Coelho trocava passes e tentava de qualquer forma penetrar na defesa alvinegra, enquanto o Galo buscava as saídas rápidas. Incisivo, Bruno Meneghel criava as melhores movimentações no ataque alviverde, mas poucas eram as finalizações. Sem se importar com a pressão do Coelho, a torcida atleticana já soltava o grito de campeão nas arquibancadas.
Aos 31 minutos, veio o golpe final. Após seguidas tentativas de chute, a bola sobrou na área para Marcos Rocha, que carimbou o travessão de Neneca. No rebote, Bernard pegou de primeira e fez seu segundo na partida, o terceiro do Galo. Depois disso, a torcida atleticana deu sequência à festa nas arquibancadas e só esperou pelo apito final de Leandro Pedro Vuaden.
Euforia total no Independência. O Atlético é o Campeão Mineiro de 2012.
FICHA TÉCNICA
Atlético 3x0 América
Motivo: Final do Campeonato Mineiro
Data: 13/05/2012
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público / Renda: 17.112 pagantes / R$ 725.620
Ábitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Fábio Pereira

Gols: Serginho (30'/1ºT); Bernard (38'/1ºT) e (31'/2ºT)
Cartões amarelos: Guilherme, Bernard, Serginho e Mancini (ATL); Alessandro e Bruno Meneghel (AME)

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Serginho (Lima), Mancini (Paulo Henrique) e Bernard; Guilherme (Leleu) e Danilinho – Técnico: Cuca.
AMÉRICA: Neneca; Patrick (Kaio), Gabriel, Éverton Luiz e Bryan; China, Leandro Ferreira, Moisés (Adeílson) e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior (Bruno Meneghel) – Técnico: Givanildo de Oliveira.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos