Janaúba sedia projeto da TÜV Rheinland do Brasil em parceria com o SEBRAE

Anualmente, 90 fazendas produtoras de frutas são certificadas pela empresa, que este ano está mais focada em oferecer o serviço aos pequenos produtores interessados em exportar.
A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, é referência na certificação de fazendas pela Globalgap, as normas e procedimentos comuns mais conhecidos e aceitos nos mercados europeus, que levam ao desenvolvimento das boas práticas agrícolas nas unidades de produção.
Cerca de 90 fazendas produtoras de frutas são certificadas anualmente no Brasil pela TÜV Rheinland. Isso representa entre 15% a 20% de participação de mercado à empresa, que atua fortemente no Nordeste, mais especificamente na região de Petrolina e Mossoró, e que agora expande sua atuação para o Sudeste, na cidade mineira de Janaúba, em novo projeto em parceria com o Sebrae.
Para este ano, a certificadora está mais focada em atender um número maior de pequenos produtores agrícolas de frutas, a fim de aprimorar a produção desses clientes, por meio dos mais reconhecidos conceitos de segurança alimentar GLOBALGAP, permitindo assim, a esses produtores, exportações e negociações com mercados mais exigentes e rentáveis.
“Minha experiência permite afirmar que pequenos produtores, com grande potencial de crescimento, têm dificuldade de entender a certificação e chegar à certificadora, por falta de conhecimento. Por isso, iremos até eles, mostrando o caminho e as formas de melhorias de produção e de rentabilidade das fazendas”, observa o gerente comercial da área de alimentos e bebidas da TÜV Rheinland, Lucas Martins.
O referencial Globalgap foi elaborado para reafirmar perante os consumidores que a produção alimentar nas unidades agrícolas é realizada através da minimização dos impactos negativos das operações no meio ambiente, da redução do uso de produtos químicos e da abordagem responsável das questões relacionadas com a saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores e da saúde animal.
Trata-se de uma certificação voluntária de produtos agrícolas, aplicável em todo o mundo, sendo uma norma "pre-farm-gate" (antes dos portões da fazenda), abrangendo toda a produção (incluindo plântulas, água e fertilizantes), passando por todas as atividades agrícolas e terminando com a saída da unidade de produção.
“Voluntária, sim, porém, obrigatória para quem pretende exportar para a Europa. Trata-se de uma exigência não só do governo e de multinacionais atacadistas, mas também da população que, de forma consciente, consome apenas produtos de origem reconhecida e produção sustentável e justa”, afirma Lucas Martins.
Sendo o Brasil um dos maiores produtores de frutas do mundo, com 43 milhões de toneladas de frutas de clima tropical, subtropical e temperado produzidas, a certificação Globalgap tende a ser um instrumento importante à qualidade e aos negócios dos produtores nacionais do gênero.
As exportações de frutas frescas e processadas representam 31% do total produzido no País, onde cerca de 80% é exportada para países da União Europeia como Inglaterra, Holanda e França.
Em 2011, o Brasil exportou 681,2 mil toneladas de frutas, movimentando US$ 663,6 milhões – decréscimo de 10,2% em volume e alta de 3,9% em faturamento, em comparação a 2010. “Em uma breve análise do mercado atual, podemos dizer que mesmo em tempos de crise e com a redução do consumo de frutas no exterior as exportações trouxeram acréscimo de divisas”, conclui Lucas Martins.
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há 140 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.
No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

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