Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Sobe para 214 o número de cidades mineiras que decretam situação de emergência em decorrência da chuva

Subiu para 214 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais devido ao período chuvoso, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta sexta-feira (27). Os novos municípios que integram a lista são Coronel Fabriciano e Materlândia, no Vale do Rio Doce, Padre Carvalho, São João da Lagoa e Lagos dos Patos, no Norte, Pedro Leopoldo, na região Central, e Passatempo, no Campo das Vertentes.

Até esta sexta, a Defesa Civil Estadual havia contabilizado que 255 municípios mineiros já foram afetados pelos transtornos causado pela chuva. Ao todo, 101.351 pessoas ficaram desalojadas, 8.743 desabrigadas, 186 feridas, um desapareceu e dezoito morreram em decorrência da chuva.

Já em relação aos danos materiais, 25.594 casas foram danificadas, 1354 destruídas, 732 pontes danificadas e 513 destruídas. O órgão soma 3.518.925 de pessoas afetadas em todo o Estado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira