Norte de Minas – Governo de Minas inaugura unidade do Sine em São Francisco nesta sexta-feira

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), visando levar cada vez mais oportunidades de emprego ao cidadão mineiro, vai ampliar a rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado.

A Sete, a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Francisco, no Norte de Minas realizam nesta sexta-feira, 27, às 11 horas, a cerimônia de inauguração da Unidade de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Estarão presentes o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, o prefeito Luiz Rocha Neto e a presidente da CDL de São Francisco, Helaine Rodrigues de Oliveira Santos.

Atualmente existem 130 unidades de atendimento ao trabalhador espalhadas por todas as regiões do Estado, que prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho. Além de intermediar a mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional; atende ao trabalhador que precisa do seguro desemprego e disponibiliza informações sobre o mercado de trabalho, por meio de palestras e cursos de competências básicas. Em Minas, desde janeiro de 2011, o Sine é coordenado pela Superintendência de Política de Geração de Emprego da Secretaria do Trabalho.

Localizado a 580 quilômetros de Belo Horizonte, o município de São Francisco possui uma população estimada em 54.900 habitantes. Para que um município possa receber a unidade do Sine, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como, por exemplo, possuir uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de dez mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter) que, após aprovação, encaminha a solicitação ao MTE.

EMPREGOS DE QUALIDADE
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pelo Ministério do Trabalho, o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) registrou, em 2011, a criação de 206.402 empregos com carteira assinada em Minas Gerais. Ainda conforme o MTE, Minas Gerais apresentou o segundo melhor índice de criação de empregos do país, atrás apenas de São Paulo. O resultado de 2011 em Minas foi o segundo maior desde 2003. É a segunda vez, no mesmo período, que o saldo de empregos ultrapassa a marca de 200 mil vagas criadas em um só ano. Em 2010, foram criados, no Estado, 297 mil empregos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos