Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Ações da Pastoral da Criança contribuem para a redução da mortalidade infantil

Medidas simples que salvam vidas: entidades assistenciais apostaram na orientação, prevenção e acompanhamento das gestantes e bebês e conseguiram reduzir a mortalidade infantil no Norte de Minas pela metade.

Elizângela Pereira e Maria Aparecida saem, uma vez por mês, para visitar famílias do bairro Major Prates. Elas são da Pastoral da Criança e acompanham mães com recém-nascidos.

As líderes comunitárias passam orientações de como cuidar e alimentar as crianças. Outro trabalho importante da Pastoral é o combate à desnutrição infantil, a cada 30 dias, é feita a pesagem das crianças.

As ações da Pastoral da Criança são apontadas, por especialistas, como um dos fatores que contribuíram para a redução da mortalidade infantil.

Em 12 anos, o número caiu pela metade. Em 1999, o Norte de Minas registrava 24,4 bebes mortos a cada mil nascidos vivos. Em 2010, a proporção era de 12 para mil, ficando abaixo da média nacional que é 13,24.

Apesar da redução na taxa de mortalidade infantil, um dado ainda é preocupante. 80% dos óbitos de bebês são classificados como "causa não definidas". Um comitê da Superintendência Regional de Saúde está investigando os casos.

Maria Fernanda, coordenadora da Pastoral da Criança do bairro Chiquinho Guimarães, é responsável pelo estudo sobre o tema. Segundo ela, foram criados comitês municipais para ajudar a monitorar a mortalidade infantil na região.

Outro fator que influenciou na redução de mortes de crianças até uma ano de idade é a amamentação. O trabalho de conscientização das mães é feito na maternidade.

As gestantes e mães podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para receber orientações sobre a gravidez e os cuidados com os bebês recém-nascidos.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG