Ações da Pastoral da Criança contribuem para a redução da mortalidade infantil

Medidas simples que salvam vidas: entidades assistenciais apostaram na orientação, prevenção e acompanhamento das gestantes e bebês e conseguiram reduzir a mortalidade infantil no Norte de Minas pela metade.

Elizângela Pereira e Maria Aparecida saem, uma vez por mês, para visitar famílias do bairro Major Prates. Elas são da Pastoral da Criança e acompanham mães com recém-nascidos.

As líderes comunitárias passam orientações de como cuidar e alimentar as crianças. Outro trabalho importante da Pastoral é o combate à desnutrição infantil, a cada 30 dias, é feita a pesagem das crianças.

As ações da Pastoral da Criança são apontadas, por especialistas, como um dos fatores que contribuíram para a redução da mortalidade infantil.

Em 12 anos, o número caiu pela metade. Em 1999, o Norte de Minas registrava 24,4 bebes mortos a cada mil nascidos vivos. Em 2010, a proporção era de 12 para mil, ficando abaixo da média nacional que é 13,24.

Apesar da redução na taxa de mortalidade infantil, um dado ainda é preocupante. 80% dos óbitos de bebês são classificados como "causa não definidas". Um comitê da Superintendência Regional de Saúde está investigando os casos.

Maria Fernanda, coordenadora da Pastoral da Criança do bairro Chiquinho Guimarães, é responsável pelo estudo sobre o tema. Segundo ela, foram criados comitês municipais para ajudar a monitorar a mortalidade infantil na região.

Outro fator que influenciou na redução de mortes de crianças até uma ano de idade é a amamentação. O trabalho de conscientização das mães é feito na maternidade.

As gestantes e mães podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para receber orientações sobre a gravidez e os cuidados com os bebês recém-nascidos.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos