Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Em Bocaiuva, Receita Federal apreende R$ 500 mil em mercadorias durante operação



(Por Michelly Oda, g1 Grande Minas) A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu aproximadamente R$ 500 mil em mercadorias durante uma operação de combate aos crimes de contrabando e descaminho em Bocaiuva nesta quinta-feira (10).

Segundo as informações divulgadas, nos seis comércios fiscalizados, foram recolhidos eletrônicos, bebidas e outros produtos importados irregularmente.

“Os crimes de contrabando e descaminho dizem respeito à entrada irregular de mercadorias no país. O primeiro refere-se à importação de produtos proibidos, enquanto o segundo ocorre quando há evasão de tributos devidos na importação de produtos permitidos”, esclareceu a RFB.

A Receita Federal detalhou que os “itens apreendidos estavam sem comprovação legal de importação, o que configura violação à legislação aduaneira brasileira”, o que “além de lesar os cofres públicos, essas práticas prejudicam o comércio regular e expõem o consumidor a riscos quanto à qualidade e segurança dos produtos”.

A ação, conforme a RFB também tem como objetivos combater a sonegação de impostos, a concorrência desleal e o comércio irregular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira