Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Janaúba e outras cidades da região estão entre as mais quentes do Brasil; veja quais são


Em uma lista indicando as 20 cidades que tiveram a temperatura mais elevada ao longo de todo o ano passado no Brasil, 19 delas estão situadas no estado de Minas Gerais. Já entre todas as capitais brasileiras, Belo Horizonte é a que mais esquentou. Tais informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemaden, órgão do governo federal.

A capital mineira chegou a anotar 4,2ºC acima da média nacional. Na sequência, estão Brasília, com 4ºC, e Goiânia, com 3,6ºC. A avaliação foi feita em todos municípios do país, através de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Para chegar ao resultado final e anual, foram analisadas as temperaturas médias de cada mês do ano passado. Para o Cemaden, o principal motivo do aumento da temperatura foi o fenômeno El Niño.

19 MUNICÍPIOS DE MG
Na lista dos municípios mais quentes, o único que não é de Minas é Urandi, que fica na Bahia. Os demais todos são mineiros: Turmalina (+5,5ºC), Botumirim (+5,5ºC), Capelinha (+5,4ºC), Leme do Prado (+5,4ºC), Veredinha (+5,4ºC), José Gonçalves de Minas (+5,3ºC), Itamarandiba (+5,3ºC), Capitão Enéas (+5,3ºC), Riacho dos Machados (+5,3ºC), Angelândia (+5,3ºC), Serranópolis de Minas (+5,3ºC), Nova Porteirinha (+5,3ºC), Janaúba (+5,2ºC), Porteirinha (+5,2ºC), Confins (+5,2ºC), São João da Ponte (+5,2ºC), Chapada do Norte (+5,2ºC), Francisco Sá (+5,2ºC) e Verdelândia (+5,2ºC).

Conforme a lista acima, os municípios do Vale do Jequitinhonha foram os que tiveram temperaturas mais acima da média, de acordo com o Cemaden. Das 19 cidades de Minas Gerais com a maior alta de temperatura, 10 são do norte de Minas, oito do Vale do Jequitinhonha e uma da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG