Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Janaúba, Araçuaí, Januária, Pirapora e Salinas IFNMG oferece cursos gratuitos para mulheres


O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para ingresso nos Cursos de Formação Inicial e Continuada de Artesã de Biojoias, Maquiadora, Cuidadora de Idosos, Cuidadora infantil e Costureira de Máquina Reta e Overloque, nos campi de Araçuaí, Janaúba, Januária, Pirapora e Salinas. São oferecidas 265 vagas.

Os cursos são gratuitos e terão carga horária de 160 horas, com aulas expositivas exercícios de fixação utilizando o quadro e projetor multimídia, além das aulas práticas. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 13 de março.

A previsão é que a oferta dos cursos aconteça entre os meses de abril e junho deste ano. A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.

Os objetivos do programa: capacitar mulheres, incluindo as cisgênero, transgênero, transexual e travestis, com idade a partir de 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

Cada aluna receberá um auxílio para transporte e alimentação no valor de R$ 4,00 por hora de curso. O valor da bolsa recebida será proporcional à carga horária cumprida pela aluna. Essa carga horária será comprovada pela frequência nas aulas ao longo de cada mês. Ou seja, por mês, cada estudante pode receber até R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais).

Vagas oferecidas

40 vagas | Curso de Artesã de Biojoias (IFNMG-Campus Araçuaí): aulas das 19h às 22h;

35 vagas | Curso de Maquiadora (IFNMG-Campus Avançado Janaúba): aulas das 19h às 22h;

35 vagas | Curso de Cuidadora de Idosos (IFNMG-Campus Avançado Janaúba): aulas das 19h às 22h;

40 vagas | Curso de Cuidadora Infantil (IFNMG-Campus Januária): aulas das 19h às 22h;

40 vagas | Curso de Cuidadora de Idosos (IFNMG-Campus Pirapora): aulas das 19h às 22h;

40 vagas | Curso de Cuidadora Infantil (IFNMG-Campus Salinas): aulas das 18h30 às 21h30;

35 vagas | Curso de Costureira de Máquina Reta e Overloque (IFNMG-Campus Salinas): aulas das 18h30 às 21h30;

São requisitos mínimos para a inscrição no curso:

ser do gênero feminino;

ter 16 anos ou mais de idade;

possuir o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano fundamental ou antigas 1ª a 4ª série do ensino fundamental);

ser acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de acordo com as especificações indicadas no Edital nº 121/2024.

Poderão se inscrever as mulheres inscritas no CadÚnico, mas que não são beneficiárias do Programa Bolsa Família, ficando condicionada à convocação para matrícula, somente no caso de não preenchimento das vagas pelo público prioritário. Poderão se inscrever as mulheres trans (transgênero, transexual e travestis) desde que apresente no momento da matrícula a autodeclaração de mulheres trans.

Segundo a instituição, a seleção das candidatas ocorrerá através de sorteio público, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas. O sorteio acontecerá no dia 19/03/2024, às 15h, e será transmitido e publicado no canal oficial do IFNMG no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira