Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Bocaiuva, segunda morte por dengue é confirmada; doença já matou 44 pessoas no estado

Danielle Joice Carvalho dos Santos tinha 19 anos, foi a primeira morte confirmada por dengue em Bocaiuva.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a segunda morte por dengue em Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais. Pelo Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, esse é um dos 44 óbitos ocorridos no estado.

Segundo a Prefeitura, a vítima era uma idosa, de 80 anos, moradora da zona urbana. Ela possuía doenças pré-existentes como hipertensão arterial e doença autoimune. O óbito foi registrado no dia 20 de janeiro.

A primeira morte por dengue no município foi confirmada pelo estado no dia 14 de fevereiro. A vítima foi a jovem Danielle Joice Carvalho dos Santos, de 19 anos, que faleceu em oito de janeiro.

Os números do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses apontam que há 688 casos confirmados de dengue em Bocaiuva e 1.330 prováveis. Outros dois óbitos também são investigados.

Dados no estado
Minas Gerais registrou 406.999 casos prováveis de dengue. Desse total, 144.319 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 44 óbitos confirmados por dengue e 265 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 42.406 casos prováveis da doença, dos quais 26.621 foram confirmados. Nove óbitos foram confirmados e 26 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, foram registrados 67 casos prováveis e cinco foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira