Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Serranópolis de Minas volume de água de rios sobe e alaga casas



(Por Marina Pereira, Daniel Cristian, g1 Grande Minas) O volume de água em três rios que cortam o município de Serranópolis de Minas subiu em decorrência das fortes chuvas e provocou alagamentos de ruas e casas. As cheias foram nos rios Mosquito, Gamelas e Brutiá. Nas últimas 24 horas, choveu 150 mm no município.

Segundo informações da Defesa Civil, a água invadiu pelo menos oito casas que ficam na parte baixa da cidade, perto do Rio Mosquito. Duas famílias ficaram desalojadas e não houve feridos.

Ainda de acordo com o órgão, o nível de água no vertedouro da barragem do Rio Mosquito é o maior da história, com 2,74 metros. Em 2021, foi de 2,08 metros.

Além dos alagamentos, a chuva também danificou duas pontes que ficam nas comunidades de Barreirinho e Brutiá. A Defesa Civil informou que faz vistoria na cidade, na manhã desta segunda-feira (4), com o intuito de dar todo o suporte e apoio para as famílias. A ação conta com apoio de voluntários.

Por conta do grande volume de água, a expectativa é de que o nível do Rio Mosquito, em Porteirinha, aumente nas próximas horas e a Defesa Civil divulgou um alerta aos moradores que vivem às margens do rio. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelos telefones (38) 3831-1368 ou (38) 9-9845-3421.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira