Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em Porteirinha, com cheia do Rio Mosquito, mais de 100 casas ficam alagadas


(Por Marina Pereira, Daniel Cristian, g1 Grande Minas) Mais de 100 casas foram alagadas em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, por conta do aumento do volume de água no Rio Mosquito.

O nível do rio começou a subir na tarde dessa segunda-feira (4) depois que uma forte chuva de 150 mm atingiu o município de Serranópolis de Minas, que fica a cerca de 20 km da cidade. A cheia do Rio Mosquito em Serranópolis de Minas também provocou alagamentos em pelo menos oito casas.

Segundo a Defesa Civil de Porteirinha, os bairros mais atingidos foram o Renascença, Beira Rio e Vila Guará. Antes da chegada da água, os moradores foram retirados das áreas de risco e uma força-tarefa foi montada para salvar animais, móveis e outros objetos. Um alerta foi emitido pela Defesa Civil no início da manhã.

“Quem tinha carro, quem tinha casa mais no alto disponibilizou para os moradores daqui [bairros atingidos] estarem retirando, então o movimento foi maior. Na última enchente, foi uma correria maior e muitas pessoas perderam mais coisas por não ter condições e nem estar sabendo do que iria acontecer”, disse o morador Henrique Alves Oliveira.

Em 2021, o g1 mostrou que o Rio Mosquito transbordou e deixou ruas e casas debaixo d’água. Na época, a força da água que avançou rapidamente pegou os moradores de surpresa, deixando 50 famílias fora de casa.

A Defesa Civil informou, nesta terça-feira (5), que o nível do Rio Mosquito baixou e as famílias começaram a retornar para as casas, e estão iniciando os trabalhos de limpeza. Uma família está desabrigada porque a estrutura da casa ficou comprometida após a abertura de uma cratera ao lado do imóvel.

Equipes da Defesa Civil estão visitando os bairros para avaliar os estragos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo