Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Minas Gerais tem a 1ª morte de varíola dos macacos no Brasil



O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte, confirmou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

No Brasil, são 978 casos, sendo 744 apenas em São Paulo. Minas Gerais segue com 44 casos confirmados de varíola dos macacos, no entanto o número pode aumentar, já que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga 130 possíveis casos. Outros 82 casos foram descartados e dois foram classificados como provável.

Nessa quinta (28), o Brasil confirmou os primeiros casos de varíola dos macacos em crianças. Os casos foram diagnosticados em três crianças, todos em São Paulo.

Em Minas Geais, de acordo com informações divulgadas pela SES-MG nesta manhã, não há casos nessa faixa etária. Os confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas.

A monkeypox é causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, assim como ocorre por outras doenças como a vaccinia, a cowpox e a varíola humana, erradicada em 1980 com o auxílio da vacinação. O quadro endêmico no continente africano se deve a duas cepas distintas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG