Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Ministério Público investe no cerco a mineradoras

Procurador criou comissão para contratar uma consultoria de investigação
O Ministério Público Estadual (MP) articula um cerco às mineradoras que atuam, especialmente, na região Norte de Minas Gerais. A ação planejada, que custará aos menos R$ 600 mil, acontece no esteio da chamada operação “Grilo”, deflagrada em setembro do ano passado, em cidades vizinhas a Montes Claros, e que resultou na queda do então secretário de Regularização Fundiária, Manoel Costa (PDT).
Na ocasião, o MP constatou um esquema de grilagem de terras em benefício de mineradoras. O MP espera um aumento da atividade minerária na região e, por isso, quer ampliar o aparato de fiscalização na região.

O órgão quer vitaminar a atuação dos promotores, criando uma espécie de força tarefa. Terão destaque as promotorias destinadas à Defesa do Patrimônio Público e ao Meio Ambiente. Por meio de convênio, o Banco Mundial (Bird), através do Fundo de Desenvolvimento Institucional, doou ao MP R$ 600 mil. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa dos promotores, o valor total investido será maior.

Por meio de uma resolução, o procurador geral do Ministério Público, Alceu Marques Torres, criou uma comissão para contratar uma consultoria a fim de gerir o projeto. Composta por sete promotores, o objetivo é promover um processo licitatório com a intenção de realizar a contratação. De acordo com um integrante do MP, a consultoria vai apontar os gargalos e possíveis soluções para uma atuação mais rígida no Norte de Minas.

“Estamos fazendo um projeto para estruturar o Norte de Minas. Lá, vai ter expansão da atividade minerária. É uma região subdesenvolvida e a expansão minerária vai trazer impactos”, afirmou o promotor. Há cerca de cinco meses, o Ministério Público do Norte de Minas, com o apoio da Polícia Federal, desbaratou uma quadrilha, que grilava terras devolutas, pertencentes a pequenos posseiros para beneficiar mineradoras.

Além de reestruturar as promotorias do Norte de Minas, o Ministério Público prepara para esse ano um novo Estatuto dos Servidores da instituição. Na prática, a intenção é aumentar o número de funcionários da classe A, ou seja, aqueles que recebem melhores salários. A assessoria de imprensa da instituição não informou o número de servidores com melhores vencimentos.

O procurador geral Alceu Torres enviará à Assembleia Legislativa, ainda nesse semestre, um projeto de lei propondo mudanças na carreira dos funcionários do MP. Por meio de uma resolução, ele adiantou a intenção.

Até o envio da proposta, segundo o documento, as progressões na carreira para a classe A estão congeladas. Só serão retomados os aumentos salariais após aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa. Conforme a assessoria de imprensa, o novo Estatuto do Servidor faz parte de uma orientação do Executivo estadual.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga