Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Catedral de Montes Claros faz 62 anos

No próximo dia 29 de janeiro, um domingo, a Arquidiocese de Montes Claros estará unida para celebrar os 62 anos de criação, como paróquia, da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
A inauguração do tradicional templo da Praça Pio XII, centro da cidade, ocorreu 24 anos após o lançamento da pedra fundamental, no dia 26 de setembro de 1926, ainda durante o episcopado de Dom João Antônio Pimenta (1911-1943), o primeiro na linha sucessória. Coube a Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior (1948-1951), o terceiro Bispo, entregar à comunidade, em 1950, a arrojada estrutura arquitetônica com aparência neo-gótica e alguns traços românticos e clássicos, que assumiu a condição até então exercida provisoriamente pela Matriz de Nossa Senhora e São José, a primeira igreja.
Arcebispo Metropolitano desde abril 2007, Dom José Alberto Moura, de 68 anos, ressalta a importância da Catedral.
-Não se criou simplesmente um templo a mais. Quis-se mostrar a conjugação de todos num único templo, marcando a caminhada do Povo de Deus em contínua busca de realização do projeto de Deus. Foi um gesto concreto de busca de crescimento. O novo e principal templo da Igreja Particular, ou Diocese, indica a vontade de todas as pessoas batizadas e comprometidas com o seguimento à pessoa de Jesus no sentido de viver a ação verdadeiramente missionária de promover a edificação do templo vivo da pessoa humana, imagem e semelhança de Deus, afirma

História

Dom Antônio de Almeida nomeou primeiro pároco Padre Silvestre Isidoro Clasen, que governou de 1950 a 1952. Seguiram-se a ele os padres Gustavo Ferreira de Sousa (1953 - 1954), Paulo Emílio Pimenta (1954), Agostinho José João Beckauser (1954 - 1960), João Machado Gomes (1960 - 1965), Joaquim Cesário dos Santos Macedo (1965 - 1967), Tarcísio Guimarães Mendes (1967), José Osmar Teixeira (1967 - 1969), Raymundo Tadeu de Carvalho (1969 - 1979), João Machado Gomes (1979 - 1985), Raymundo Tadeu de Carvalho (1985 - 1988), Luiz Martins Parente (1988 - 1993), Antônio Alencar Monteiro (1993 - 2002) e Dorival Souza Barreto Júnior, que tomou posse em 2002.
A imagem do Papa Pio X, que assinou a bula Postulat sane para criar a Igreja Particular de Montes Claros, no dia 10 de dezembro de 1910, e se tornou seu padroeiro secundário, ocupa lugar de destaque no altar da Catedral Metropolitana. O templo passou a ser assim denominado após a instituição da Província Eclesiástica de Montes Claros, em julho de 2001. O ato elevou a então Diocese, sediada neste município, à condição de Arquidiocese ou Sede Metropolitana e como sufragâneas (dependentes de uma arquidiocese) as dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu.

Paróquia

A Catedral é uma paróquia atípica, pois abrange somente a área central da cidade, distribuída nas comunidades do Santuário do Bom Jesus e da Capela São José, além da sede, enquanto é comum nas demais abranger territórios maiores, inclusive a zona rural. Há também muitos paroquianos afetivos, aqueles que, apesar de residirem em localidades pertencentes a outras paróquias, frequentam a Catedral.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: O Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga