Equipamentos para o Gorutuba
Os produtores do Perímetro de Irrigação Gorutuba devem receber ainda este semestre, uma escavadeira hidráulica de esteiras e uma retroescavadeira de pneus, com todos os equipamentos necessários para execução de obras naquele perímetro irrigado. O objetivo é melhorar a eficiência nos serviços de escavação e limpeza dos mais de 137 quilômetros da rede de drenagem daquela área irrigada.
![]() |
Projeto Gorutuba |
Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais , já foi assinado um contrato de fornecimento desses maquinários com a empresa vencedora da licitação pública promovida pela Codevasf no ano passado.
Dimas Rodrigues explicou que os drenos do Perímetro Gorutuba, além de receber toda a água dos lotes agrícolas e dos finais de canais, acumulam todo o material sólido careado pelas chuvas, ventos e jogado pela própria população que vive nas proximidades dessas áreas. Esse assoreamento, segundo o dirigente, aliado ao pequeno desnível no terreno, facilita o desenvolvimento de vegetação aquática, da espécie tabua, que reduz ainda mais o escoamento da água e causa a elevação do lençol freático, encharcamento e redução da área agricultável, principalmente nos lotes próximos da rede de drenagem.
Para o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Carvalho, responsável pela área de produção agrícola da Codevasf em Minas Gerais , a aquisição dessas máquinas vai gerar grande economia e eficiência nos serviços de escavação e limpeza da rede de drenagem na região. Além disso, garantirá melhores condições de uso do solo e no trânsito local, com a prevenção de inundações de lotes agrícolas e estradas internas do perímetro.
Pablo de Melo
Comentários
Postar um comentário