Janaúba é um dos poucos municípios mineiros a implantar aterro sanitário

Janaúba é um dos 40 municípios de Minas Gerais a ter implantado efetivamente aterro sanitário. Dada à larga discussão que ronda o meio ambiente, as ações com vistas a garantir um futuro melhor para o mundo ainda são tímidas, talvez pela complexidade na implantação de ações e projetos que visam reciclar, aproveitar, preservar e conservar o meio ambiente. Caso prático que ilustra a situação é exatamente a baixa adesão dos municípios para implantação de aterro sanitário que corrige graves deficiências atinentes a coleta destinação e reaproveitamento do lixo. Dos 853 municípios mineiros apenas 40 construíram e mantém o aterro sanitário como manda o manual do meio ambiente. Vale lembrar que não basta implantar é preciso cuidar, senão o aterro se torna um lixão esse é um dos grandes tormentos de alguns municípios que já até implantaram o aterro, mas não deram conta de zelar por ele. Com uma vida útil de aproximadamente 40 anos o aterro sanitário de Janaúba recebe diariamente cerca de 45 toneladas de lixo.

ATERRO SANITÁRIO

É uma espécie de depósito onde é descartados o lixo proveniente de residências, indústrias, comércio e outros. O lixo não fica em contato com o solo, antes de tudo é feita a compactação do terreno e em seguida é posta uma lona que reveste uma determinada área de terra, formando uma espécie de reservatório, onde se deposita o lixo, existe outra etapa que é a de cobrir diariamente com terra o lixo depositado no local, evitando assim a exposição de resíduos sólidos a céu aberto.


RECICLAGEM

A prefeitura implantou também um local digno para se praticar a reciclagem que uma das etapas de suam importância para dar vida longo ao aterro sanitário que no projeto tem vida útil de 30 anos.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o planeta.

No processo de reciclagem que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado. Muitas pessoas estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manter suas famílias. Uma associação de catadores de materiais recicláveis foi organizada pela prefeitura de Janaúba dando aos membros vez e voz e ainda uma renda significativamente viável, que vem transformando a vida de dezenas de pessoas.


COLETA SELETIVA

A administração Janaúba Bem Melhor para Todos implantou também a coleta seletiva de lixo que é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado no aterro sanitário.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Em Janaúba, os lixos hospitalares também receberam um tratamento especial, esses resíduos que costumam ser infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais. Além dos hospitais essa coleta específica percorre todas as unidades de saúde, isso no setor público, a iniciativa privada, clínicas, laboratórios e farmácias também passaram a ser obrigados a proceder a destinação do seu resíduo adequadamente.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe