Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Últimas Notícias


Anastasia lança programa para combater a sonegação fiscal 
O governador Antonio Anastasia lança, nesta quarta-feira (03/08), no Palácio Tiradentes, o programa Minas Legal, Cidadania Fiscal, conjunto de ações do Governo de Minas em parceria com entidades de classe e empresas privadas. O objetivo do programa é conscientizar a sociedade da importância de se exigir o cupom fiscal na aquisição de produtos e serviços e combater a sonegação fiscal. 

Avião da FAB com oito tripulantes cai em Santa Catarina

Avião da FAB que saiu de Canoas-RS e tinha como destino o Rio de Janeiro caiu na tarde desta terça-feira, no município de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, a 135 km de Florianópolis. Havia oito pessoas a bordo. O Corpo de Bombeiros de Lages informou que resgatou cinco corpos nos destroços. A FAB ainda não informou se há sobreviventes. Um helicóptero de resgate decolou de Santa Maria em direção ao local do acidente.

Músicos poderão exercer a profissão no Brasil sem registro ou licença

Os músicos podem exercer a profissão livremente sem ter registro ou licença da entidade representativa da categoria, a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). O Supremo Tribunal Federal chegou a essa conclusão ao julgar e rejeitar recurso do Conselho Regional da OMB em Santa Catarina contra decisão da Justiça do Trabalho que já tinha entendido que a atividade de músico é livre e não depende de registro ou licença. A decisão do STF foi baseada em dispositivo da Constituição que garante a livre expressão da atividade intelectual e artística. Em 2009, o STF concluiu que era inconstitucional exigir diploma para a prática do jornalismo. A decisão sobre os jornalistas foi citada no julgamento dos músicos, realizado ontem. Segundo a ministra Ellen Gracie, relatora do processo, qualquer restrição ao exercício de uma atividade só se justifica se houver interesse público, como ocorre em profissões como médico, engenheiro e advogado.

Rapaz de 20 anos é assassinado  em Montes Claros

Um rapaz de 20 anos foi assassinado na madrugada desta terça-feira, em Montes Claros. Segundo a Polícia Militar, Rodrigo Lima Silva levou um tiro na cabeça quando estava em uma rua, no bairro Vilage do Lago Dois. A PM procura dois homens suspeitos de terem cometido o crime

Mudança nas regras de transporte deve encarecer os botijões de gás

A partir de quinta-feira entrará em vigor a resolução 356 do Contran que proíbe o transporte de botijões de gás e galões de água em motocicletas. A nova legislação obriga as distribuidoras a adaptar a frota, usando sidecars, reboques ou caminhonetes em detrimento à carona. Segundo representantes do setor de revenda de Gás, a conseqüência é a previsão de aumento de até 10% no preço do produto para o consumidor final com as adaptações a serem feitas. A resolução do Contran estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta, criando normas específicas para baús, capacetes e acessórios usados pelos transportadores.

Novos procedimentos obrigatórios para os planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou ontem resolução que amplia a lista de cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde. Os convênios terão que custear, a partir de janeiro de 2012, mais de 50 novos procedimentos, entre eles, cirurgia de redução de estômago via laparoscopia, terapia ocupacional e a tomografia especial Pet Scan, usada no diagnóstico de câncer. A resolução publicada no Diário Oficial da União atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

Feira da Educação Básica do Norte de Minas

Estão abertas as inscrições para a primeira Feira da Educação Básica do Norte de Minas. O objetivo é promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos de diferentes instituições educacionais da região. O evento, organizado pela UFMG, começa em 28 de setembro. Mais informações pelo telefone: (38) 2101-7702.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga