Agricultura familiar no GQC - Produtores de leite do Norte de Minas participam do programa Gestão de Qualidade em Campo do Senar Minas

Produtores de leite dos municípios de Juramento, Glaucilândia e Capitão Enéas, no Norte de Minas, estão frequentando o curso Gestão de Qualidade em Campo (GQC), realizado em parceria entre o sindicato dos produtores rurais de Montes Claros e a gerência regional Norte do Senar Minas. O curso terá quatro meses de duração, finalizando as atividades em novembro.
O objetivo do programa é melhorar a administração das propriedades rurais, eliminando desperdícios, melhorando o processo de produção de leite e a qualidade do produto e, agregar valor às atividades da fazenda, adequando-a as exigências do mercado. O curso é ministrado pelo administrador rural e instrutor do Senar, Jair Monte, e aborda conteúdos como: cenário do agronegócio, características da agropecuária, planejamento, custo de produção, organização de pessoal, meio ambiente, dentre outros assuntos.
Estão participando do curso 40 pessoas, sendo 20 produtores e seus funcionários, que trabalham na administração das propriedades. Dentre os produtores, está frequentando o curso o ex-presidente da Crediminas e Sicoob Credinor, Heli Penido, que foi um grande incentivador para que o GQC viesse para a região. Segundo ele, o programa tem um papel importantíssimo na melhoria do processo de gestão de uma propriedade rural, principalmente aquela vocacionada à pecuária de leite, que na maioria das vezes, é explorada por pequenos e médios produtores, carentes de processos mais avançados na condução de suas atividades.
À frente dos trabalhos da Crediminas, Sicoob Credinor e gerência de banco por vários anos, Heli Penido é um grande conhecedor do processo de administração de empresas, mas considera que a administração de uma propriedade rural tem as suas especificidades próprias, o que a torna diferente de outros empreendimentos.
- Nela, o homem se alia muito à natureza e aos animais para ter resultados, especialmente em sua nobre função de produzir alimentos destinados a sustentar a vida humana. Apesar de minha experiência em administração de outros empreendimentos, o GQC me conduz a outros processos e formas muito próprias e especiais.
Conforme Penido, a participação no GQC vai ajudar a melhorar os conhecimentos e técnicas de gestão de sua propriedade, junto com o seu gerente, como também dar exemplo para os produtores de leite associados do Sicoob Credinor.
Penido ressalta que o Norte de Minas tem um grande potencial para produzir leite, sobretudo em alguns municípios, como Juramento e Glaucilândia. O clima, a estrutura fundiária, proximidades de grandes centros consumidores, dentre outros aspectos. Mas tem que melhorar muito a gestão das propriedades.
- Temos que nos tornar produtores, adotando técnicas e processos modernos e não simplesmente extratores de leite. O programa GQC, com toda certeza, vai despertar no produtor uma busca de melhoria nas técnicas de administração e consequentemente de resultados econômico-financeiros em seus empreendimentos - finalizou.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos