ITER pretende legalizar 7 mil imóveis de Janaúba

JANAÚBA – O pesadelo de muitos moradores de Janaúba devido a falta de documento legal da casa onde residem pode acabar o mais breve possível. Esse anúncio é do diretor-geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), Ivonei Abade Brito, que prevê a titulação de posse entre 7 mil e 8 mil imóveis neste município.
Ivonei Abade ressaltou a intenção do governo mineiro em solucionar esse problema enfrentado há anos pelos moradores.
- Estaremos dando dignidade para as pessoas que, com a legalização, passam a ser donas do imóvel - citou o diretor que foi prefeito de Janaúba no período de 2001 a 2008.
- Em 2005 e 2006 favorecemos a titulação de posse em 95% das terras devolutas no município - completou Ivonei.
O próximo passo, segundo o diretor-geral do ITER é promover a regularização de terras rurais e urbanas de Janaúba, principalmente nos lotes e casas que não têm escrituras registradas. Ivonei destaca que o governo estadual vai custear essa ação através do cadastramento de imóveis, procedimento esse a ser efetuado pela empresa C&M, instalada no escritório do ITER, na rua Cirilo Barbosa, 380, centro de Janaúba.
O cadastramento será no centro e nos bairros e ainda nos distritos e povoados. O proprietário do móvel não pagará nada por esse serviço. Também haverá a medição gratuita do imóvel. O dirigente do instituto disse que, num prazo máximo de quatro meses, a documentação será legalizada e o título de posse entregue ao legítimo proprietário.
Além de Janaúba, o governo mineiro pretende também legalizar os imóveis em todos os municípios do estado. Minas possui ainda 250 mil propriedades rurais que não têm títulos de posse, ou seja, o produtor detém algum recebido sem valor algum.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com




Fonte: O Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos