Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

ITER pretende legalizar 7 mil imóveis de Janaúba

JANAÚBA – O pesadelo de muitos moradores de Janaúba devido a falta de documento legal da casa onde residem pode acabar o mais breve possível. Esse anúncio é do diretor-geral do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), Ivonei Abade Brito, que prevê a titulação de posse entre 7 mil e 8 mil imóveis neste município.
Ivonei Abade ressaltou a intenção do governo mineiro em solucionar esse problema enfrentado há anos pelos moradores.
- Estaremos dando dignidade para as pessoas que, com a legalização, passam a ser donas do imóvel - citou o diretor que foi prefeito de Janaúba no período de 2001 a 2008.
- Em 2005 e 2006 favorecemos a titulação de posse em 95% das terras devolutas no município - completou Ivonei.
O próximo passo, segundo o diretor-geral do ITER é promover a regularização de terras rurais e urbanas de Janaúba, principalmente nos lotes e casas que não têm escrituras registradas. Ivonei destaca que o governo estadual vai custear essa ação através do cadastramento de imóveis, procedimento esse a ser efetuado pela empresa C&M, instalada no escritório do ITER, na rua Cirilo Barbosa, 380, centro de Janaúba.
O cadastramento será no centro e nos bairros e ainda nos distritos e povoados. O proprietário do móvel não pagará nada por esse serviço. Também haverá a medição gratuita do imóvel. O dirigente do instituto disse que, num prazo máximo de quatro meses, a documentação será legalizada e o título de posse entregue ao legítimo proprietário.
Além de Janaúba, o governo mineiro pretende também legalizar os imóveis em todos os municípios do estado. Minas possui ainda 250 mil propriedades rurais que não têm títulos de posse, ou seja, o produtor detém algum recebido sem valor algum.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com




Fonte: O Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga