Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em busca de recursos - Codevasf cobra do ministro da Integração Nacional a execução das obras de revitalização do Perímetro de Irrigação do Gorutuba


O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, esteve com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a solenidade de abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), encerrada no último final de semana na cidade de Juazeiro/BA. Durante o encontro, o superintendente da Companhia voltou a solicitar do ministro a execução das obras de revitalização do Perímetro de Irrigação do Gorutuba, implantado pela Codevasf  em 1978, no município de Nova Porteirinha. Dimas pediu que seja liberada o mais breve possível a licitação do projeto executivo para o início imediato das obras.
Segundo o superintendente, a Codevasf tem condições de aumentar a área irrigada do Perímetro Gorutuba em mais de 1.500 hectares.
- E nós não vamos perder essa oportunidade, já estamos trabalhando com toda a equipe técnica de irrigação da Empresa para que isso aconteça o mais rápido possível - afirma Dimas Rodrigues.
O dirigente da Codevasf em Minas explica que existem recursos de aproximadamente 50 milhões de reais alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), para essas obras de revitalização, que consistem nas ações de modernização da infraestrutura de uso comum daquele perímetro irrigado, visando a otimização da condução e distribuição da água para a irrigação.
Diante disso, o que se pretende realizar é a substituição das já desgastadas redes de canais e acéquias, por tubulação. Isso irá viabilizar economia de água suficiente para atender uma nova área de irrigação de mais de 1.500 hectares, aumentando, assim, em mais de vinte e cinco por cento a área atual irrigável. Também estiveram presentes nesse encontro o chefe de gabinete da Companhia em Minas Gerais, Fernando Britto e o assessor do superintendente, Fernando Fialho Sena.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo