Em busca de recursos - Codevasf cobra do ministro da Integração Nacional a execução das obras de revitalização do Perímetro de Irrigação do Gorutuba


O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, esteve com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a solenidade de abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), encerrada no último final de semana na cidade de Juazeiro/BA. Durante o encontro, o superintendente da Companhia voltou a solicitar do ministro a execução das obras de revitalização do Perímetro de Irrigação do Gorutuba, implantado pela Codevasf  em 1978, no município de Nova Porteirinha. Dimas pediu que seja liberada o mais breve possível a licitação do projeto executivo para o início imediato das obras.
Segundo o superintendente, a Codevasf tem condições de aumentar a área irrigada do Perímetro Gorutuba em mais de 1.500 hectares.
- E nós não vamos perder essa oportunidade, já estamos trabalhando com toda a equipe técnica de irrigação da Empresa para que isso aconteça o mais rápido possível - afirma Dimas Rodrigues.
O dirigente da Codevasf em Minas explica que existem recursos de aproximadamente 50 milhões de reais alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), para essas obras de revitalização, que consistem nas ações de modernização da infraestrutura de uso comum daquele perímetro irrigado, visando a otimização da condução e distribuição da água para a irrigação.
Diante disso, o que se pretende realizar é a substituição das já desgastadas redes de canais e acéquias, por tubulação. Isso irá viabilizar economia de água suficiente para atender uma nova área de irrigação de mais de 1.500 hectares, aumentando, assim, em mais de vinte e cinco por cento a área atual irrigável. Também estiveram presentes nesse encontro o chefe de gabinete da Companhia em Minas Gerais, Fernando Britto e o assessor do superintendente, Fernando Fialho Sena.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos