O Restaurante Bandecão te ensina: Frango ao Molho Pardo; Tradição Mineira com Sabor Intenso!

Imagem
Janaúba, MG – Para os amantes da culinária mineira mais autêntica e de sabores marcantes, o Frango ao Molho Pardo – também conhecido como Galinhada de Sangue em algumas regiões – é um prato que evoca história e tradição. Apesar de parecer complexo, é uma receita que, com carinho e atenção, resulta em um molho denso, saboroso e que é a estrela de qualquer mesa. Este prato é um clássico robusto, onde o frango é cozido lentamente em um molho escuro e rico, feito com o sangue fresco do próprio animal, vinagre e temperos. A combinação resulta em uma textura aveludada e um sabor umami profundo e inigualável, típico da nossa culinária do interior. Por que esse Frango ao Molho Pardo vai te surpreender? Porque ele oferece uma experiência gastronômica única, cheia de sabor e tradição. É o prato perfeito para um almoço de domingo especial, para celebrar as raízes mineiras ou para quem busca explorar os sabores mais profundos da nossa cozinha. Prepare-se para um prato que é puro patrimônio cult...

Obra de Pirapora é dada como presente ao Imperador do Japão


Uma família de artistas de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, com três décadas de tradição em bordados, teve uma de suas obras reconhecidas internacionalmente nos últimos meses. A tela intitulada "Vereda do Galhão", inspirada na rica paisagem do Cerrado mineiro, foi escolhida pelo presidente Lula como presente para o imperador japonês Naruhito.

A obra, que retrata a beleza dos buritis – palmeiras majestosas que florescem nas veredas, áreas com água e nascentes – mede 1,5 metro de comprimento por 1 metro de largura e demandou cerca de oito meses de trabalho minucioso.

Vereda do Galhão: uma obra de arte coletiva
A concepção da obra é do artista plástico Demóstenes Dumont Vargas Filho, que, em colaboração com suas quatro irmãs, Marilu, Marta, Ângela e Sávia Dumont, formam o Grupo Matizes Dumont. As irmãs foram responsáveis pelo bordado da tela, utilizando fios nacionais e importados de lã, seda e algodão.

Em entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia, Sávia Dumont expressou a alegria da família com a escolha da obra pelo Itamaraty para presentear o imperador japonês.

"Foi uma alegria muito grande. Nosso trabalho é muito ligado à natureza, especialmente ao Cerrado. Nós nascemos no Norte de Minas Gerais, onde o Cerrado é muito forte. Existem veredas belíssimas. E, ao bordar essa vereda, que se chama Vereda do Galhão, que é uma vereda linda, enorme, lá perto da cidade onde a gente nasceu, Pirapora. Nós demoramos muitos meses para fazer. Foi muito lindo ter esse trabalho escolhido para presentear o Imperador do Japão", compartilhou Sávia Dumont.

O buriti, conhecido como "árvore da vida" pelos povos originários, é um elemento crucial do ecossistema do Cerrado. Suas folhas oferecem abrigo para aves, são utilizadas na cobertura de casas e na produção de artesanato, enquanto seus troncos e frutos fornecem alimento e óleo medicinal. A obra "Vereda do Galhão" celebra a importância dessa árvore e a beleza singular do Cerrado mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo