Janaúba sob choque: idoso é brutalmente assassinado a pauladas na zona rural

Imagem
A tranquilidade do município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi violentamente rompida nesta sexta-feira, 9 de janeiro, por um crime que causou comoção e revolta. Policiais civis e militares foram acionados para apurar a morte de um idoso encontrado sem vida próximo à própria residência, em plena zona rural do município. O crime aconteceu na comunidade de Tracbel, onde moradores relataram momentos de tensão e medo após a descoberta do corpo. A vítima foi identificada como Amélio Ferreira da Silva, de 70 anos, aposentado, conhecido na região por levar uma vida simples e tranquila. Cena chocante e sinais de extrema violência De acordo com informações preliminares, o corpo apresentava marcas evidentes de agressão, principalmente na região da cabeça. Os indícios apontam que o idoso teria sido assassinado a golpes de pau, em um ataque brutal que chocou até mesmo policiais experientes que atenderam a ocorrência. A violência empregada no crime levanta fortes suspeitas de homicídio dolos...

Na zona rural de Santa Cruz de Salinas idoso desaparecido há quatro dias é encontrado com ajuda do cão Zeus


O idoso, de 88 anos, que estava desaparecido há quatro dias foi encontrado neste sábado (24), em uma cachoeira na zona rural do município de Santa Cruz de Salinas. Ele tinha sido visto pela última vez na quarta (21).

As buscas começaram nessa sexta (23) e foram retomadas neste sábado. Com a ajuda do cão Zeus, o Corpo de Bombeiros localizou o idoso confuso e desorientado, mas apresentando boas condições de saúde. Após avaliação, o homem foi encaminhado para uma unidade de saúde no distrito de Água Boa, em Santa Cruz de Salinas.

Durante as buscas, os militares percorreram cerca de 10 km, realizando rastreamento em pastagens, áreas de mata, córregos e serras, com o auxílio do Zeus.

Segundo a corporação, o animal tem sido um importante aliado na procura por pessoas desaparecidas, pois pode substituir de 30 a 40 bombeiros na varredura de uma mesma área, reduzindo o tempo de resposta e os custos operacionais.

“A utilização de cães em operações de busca, resgate e salvamento representa uma das ferramentas mais eficazes e tecnologicamente avançadas atualmente no enfrentamento de desastres naturais e outras situações emergenciais. Dotados de uma capacidade olfativa entre 100 mil e 1 milhão de vezes mais sensível do que a humana, os cães farejadores conseguem identificar compostos orgânicos voláteis emitidos por vítimas vivas ou restos mortais, mesmo quando submersos, soterrados ou em avançado estado de decomposição”.

Os militares destacaram também que os cães são essenciais em ambientes de difícil acesso ou quando há necessidade de localização rápida, uma vez que conseguem aumentar as chances de sobrevivência das vítimas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira