Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Pirapora tem 13 desabrigados e 126 desalojados, diz Defesa Civil

Muitos pertences, afetados pela inundação, foram dispensados pelos moradores na ruas de Pirapora — Foto: Defesa Civil

Em alguns pontos a água baixou, deixando para trás muita lama — Foto: Defesa Civil

Dois dias após uma forte chuva atingir a região de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, a Defesa Civil confirmou, neste domingo (29), que a cidade tem 13 pessoas desabrigadas e 126 desalojadas. Ninguém ficou ferido.

Apesar da previsão do tempo indicar chuva, ela não apareceu neste domingo e muitos moradores que tiveram as casa invadidas pela água puderam realizar a limpeza. Os bairros Sagrada Família, Cidade Jardim e São João sofreram alagamentos.

Os desabrigados, segundo a coordenadora do órgão, permanecem no hotel para onde foram encaminhados pelo município, que decretou Situação de Emergência neste sábado (28).

Ainda segundo a Defesa Civil, o cadastro de famílias ainda é realizado e pode ser que o número de desalojados aumente e ultrapasse os 126 já relacionados. Muitos deles já retornaram para os imóveis depois que a água baixou, sem passar pelo cadastramento.

A Prefeitura está recebendo colchões e alimentos para auxiliar as famílias atingidas pela inundação e perderam tudo. As doações podem ser entregues na Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura, que fica Rua Major Santiago, no Centro.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com os órgãos de segurança ou com a Defesa Civil pelo telefone (38) 9 8863-7085.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira