Diocese de Janaúba segue a linha do Papa Francisco; padre envolvido em escândalo, que já atuou em Janaúba e hoje está em Ibiracatu é afastado

Robson Tiago suposta vítima dos abusos praticados pelo padre Fábio.

Padre Fábio Júnior em Janaúba e atualmente na cidade Ibiracatu-MG.


Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! Com exclusividade o nosso jornalismo que trabalha na linha de defender os fracos e oprimidos, combater o racismo e sermos independentes, noticiou a possibilidade de o Padre Fábio Júnior Marçal, que já esteve à frente da paroquia mais rica financeiramente da Diocese de Janaúba, e hoje atua na Paroquia Santo Antônio na cidade de Ibiracatu, está envolvido em vários escândalos sexuais, desde quando atuava em Janaúba (relembre o caso).

Talvez para você que não seja católico, ou não conhece sua Fé, a nossa Igreja tem suas divisões que não se limitam as fronteiras geográficas e nem políticas estabelecidas pelo Estado. No caso, nossa Diocese abrange 24 cidades, que estão no Norte de Minas Gerais, mas não necessariamente na região da Serra Geral. Então para ficar de pé mais de 2 mil anos, foi preciso se organizando para ir sobrevivendo as mudanças do tempo. Diocese por exemplo é um Bispado; território ou região sob domínio administrativo de um bispo, arcebispo ou patriarca (superiores eclesiásticos de uma igreja ou religião), que geralmente é composta por várias cidades, e muitas vezes uma cidade pode ser divida em várias Paroquias, que tem delimitação territorial de uma diocese sobre a qual prevalece a jurisdição espiritual de um pároco; paroquiato. Só para exemplificar, em Janaúba temos a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que tem seus limites territoriais também. Mas todas tem a mesma Fé, que inclusive o Evangelho lido hoje na Missa no Brasil é o mesmo refletido em alguma Paróquia no Japão.

O que pensa o Papa Francisco do erros dos filhos da Igreja, que incluem padres, bispos e leigos
O papa Francisco exigiu "tolerância zero no abuso de crianças ou pessoas vulneráveis" e disse que "este problema não se resolve com a transferência do abusador” para outro local. O papa falou hoje (14) aos participantes dos Capítulos Gerais da Ordem da Mãe de Deus, da Ordem Basiliana de São Josafá e da Congregação da Missão no Vaticano.

Em seu discurso, Francisco disse que o Capítulo Geral "é o momento do discernimento comunitário: Com a ajuda do Espírito Santo, busca-se ver em que medida foram fiéis ao carisma e que direção seguir e no que lhes pede para mudar”.

“Esta é uma das experiências mais belas e mais fortemente 'eclesiais' que nos é dada: escutar juntos o Espírito, apresentando-lhe situações concretas, perguntas, problemas...”, continuou Francisco.

“Os carismas, como ensina são Paulo, são todos para a edificação da Igreja, e como a Igreja não é um fim em si mesma, mas sua finalidade é evangelizar, deduz-se que todo carisma, sem exceção, pode e deve cooperar na evangelização. E é preciso levar isso em consideração na hora de discernir”, disse o papa aos religiosos. “Como religiosos, são chamados a evangelizar não só no plano pessoal, como todo batizado, mas também de forma comunitária, com a vida fraterna”.

Para o papa Francisco, isso “requer uma atitude cotidiana de conversão, de colocar-se em discussão e de vigilância sobre as rigidezes, bem como de uma tolerância excessiva e ‘cômoda’. Acima de tudo, requer humildade e simplicidade de coração, que nunca devemos deixar de pedir a Deus, porque vêm d’Ele”.

Vamos aguardar com paciência as apurações que devem ser policiais também, e que a verdade prevalece para que possamos respirar mais aliviados com mais um caso esclarecido e resolvido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe