Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Janaúba: Barragem Bico da Pedra falta praticamente 20% para "sangrar"


Com um volume de chuvas mais intenso nos últimos anos, a Barragem Bico da Pedra em Janaúba, Norte de Minas Gerais, está com 80% de sua capacidade de armazenamento, ou seja, faltam apenas 20% para o evento que os gorutubanos chamam de "sangrar". Para quem ouve a expressão pela primeira vez pode achar até estranho, já que sangrar tem haver com sangue e não com água. Como toda região, a cidade de Janaúba tem suas formas de falar de eventos que são sempre celebrados. Mas em termos técnicos, desde a construção da Bico da Pedra, esse lago tem como finalidade armazenar as cheias do Rio Gorutuba, que acabavam indo para o Rio Verde, alagando praticamente os limites entre Janaúba e Nova Porteirinha, e no final a água se ia e depois vinha a seca. Apesar de atender só Janaúba e Nova Porteirinha, a barragem Bico da Pedra banha as terras também de Francisco Sá, Porteirinha e Riacho dos Machados.

Desde sua existência, a Bico da Pedra tem a função de impulsionar a economia dos municípios as margens do Rio Gorutuba no quesito irrigação das áreas rurais que garantem mais de 11 mil empregos diretos e principalmente garantir o abastecimento humano. Na prática, a barragem diariamente "sangra", ou seja, emana água para o Gorutuba, controlando o volume o ano inteiro e cumprindo seu principal papel, que é armazenar água doce. O famoso e esperado transbordamento, "sangria", é quando ela chega na sua capacidade total de armazenamento de água e através de um canal chamado sangradouro, é evacuado um grande volume de água, momento em que o Gorutuba volta a ter o seu arrojamento do passado e fazendo a memória dos cidadãos a voltarem no passado e se lembrarem de quão majestoso sempre foi esse rio.

Se neste ano de 2023 as chuvas continuarem a serem generosas como tem sido, a possibilidade de ver o Rio Gorutuba saindo da condição de praticamente um filete d'água para um verdadeiro rio, é de praticamente 100%. Agora é aguardar e esperar o que teremos de chuvas neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG