Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Janaúba: Barragem Bico da Pedra falta praticamente 20% para "sangrar"


Com um volume de chuvas mais intenso nos últimos anos, a Barragem Bico da Pedra em Janaúba, Norte de Minas Gerais, está com 80% de sua capacidade de armazenamento, ou seja, faltam apenas 20% para o evento que os gorutubanos chamam de "sangrar". Para quem ouve a expressão pela primeira vez pode achar até estranho, já que sangrar tem haver com sangue e não com água. Como toda região, a cidade de Janaúba tem suas formas de falar de eventos que são sempre celebrados. Mas em termos técnicos, desde a construção da Bico da Pedra, esse lago tem como finalidade armazenar as cheias do Rio Gorutuba, que acabavam indo para o Rio Verde, alagando praticamente os limites entre Janaúba e Nova Porteirinha, e no final a água se ia e depois vinha a seca. Apesar de atender só Janaúba e Nova Porteirinha, a barragem Bico da Pedra banha as terras também de Francisco Sá, Porteirinha e Riacho dos Machados.

Desde sua existência, a Bico da Pedra tem a função de impulsionar a economia dos municípios as margens do Rio Gorutuba no quesito irrigação das áreas rurais que garantem mais de 11 mil empregos diretos e principalmente garantir o abastecimento humano. Na prática, a barragem diariamente "sangra", ou seja, emana água para o Gorutuba, controlando o volume o ano inteiro e cumprindo seu principal papel, que é armazenar água doce. O famoso e esperado transbordamento, "sangria", é quando ela chega na sua capacidade total de armazenamento de água e através de um canal chamado sangradouro, é evacuado um grande volume de água, momento em que o Gorutuba volta a ter o seu arrojamento do passado e fazendo a memória dos cidadãos a voltarem no passado e se lembrarem de quão majestoso sempre foi esse rio.

Se neste ano de 2023 as chuvas continuarem a serem generosas como tem sido, a possibilidade de ver o Rio Gorutuba saindo da condição de praticamente um filete d'água para um verdadeiro rio, é de praticamente 100%. Agora é aguardar e esperar o que teremos de chuvas neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira