Administração “Verdelândia da Esperança” transforma a cidade com obras e investimentos em qualidade de vida

Imagem
A gestão “Verdelândia da Esperança”, comandada pelo prefeito Wilton Madureira, vem se destacando pela seriedade e pelo compromisso em transformar a realidade do município. Com um trabalho diário voltado para o bem-estar da população, a prefeitura tem investido em obras estruturantes, saúde, educação e qualidade de vida, consolidando um novo tempo para a cidade. A Secretaria Municipal de Obras, sob a liderança da secretária Elizabeth Soares, tem desempenhado papel fundamental nesse processo de desenvolvimento. Entre as principais ações, está a recuperação das estradas vicinais, medida que garante mais segurança e mobilidade para os moradores da zona rural, facilitando o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola. No setor educacional, a administração prepara o terreno para a construção de uma creche e de uma escola no bairro São Jorge e na comunidade Amargoso, reforçando o compromisso com a educação das crianças e com a valorização das famílias. Além disso, outras iniciativa...

Acontecerá em Janaúba; IMA abre inscrições para curso de habilitação em emissão de CFO/CFOC


Estão abertas as inscrições para a 98ª edição do curso de habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). Após um período ministrado 100% on-line, o curso retorna de forma presencial, e será realizado na cidade de Janaúba, região Norte de Minas. O investimento é de R$ 503,69. São ofertadas 25 vagas. Engenheiros agrônomos autônomos de todo o país podem se inscrever até 27/1.

A capacitação acontece de 14 a 16 de fevereiro e aborda orientações gerais e específicas da Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os participantes serão submetidos a avalição escrita no final do curso.

Os profissionais habilitados contribuem para não colocar em risco a sanidade dos alimentos. Além disso, a certificação fitossanitária assegura um produto regularizado, conforme legislação de defesa sanitária vegetal, permitindo alcançar mercados nacionais e internacionais, sem restrições para comercialização.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) capacitou mais de 2 mil engenheiros agrônomos desde a primeira edição. O objetivo é capacitar os profissionais como Responsáveis Técnicos para emissão dos certificados, permitindo subsidiar o trânsito interestadual e a Certificação Fitossanitária Internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, carambola, manga, uva, tomate, maçã, Cucurbitáceas e Heliconiáceas.

De acordo com o fiscal do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo, o curso será realizado em Janaúba atendendo ao pedido da cadeia produtiva de frutas da região. “Vamos treinar e habilitar mais profissionais da região com a finalidade de assegurar a sanidade vegetal da produção. Janaúba é grande produtora de frutas do estado”, destaca.

O engenheiro agrônomo comenta a importância dos trabalhos de certificação fitossanitária de origem realizados pelos profissionais autônomos. “São as orientações e o acompanhamento da agricultura que proporcionam a seguridade fitossanitária dos vegetais. No caso de presença de pragas de grande importância econômica, as ações do IMA e da cadeia produtiva são implementadas rapidamente, reduzindo o risco de disseminação e prejuízos para a agricultura mineira”, argumenta.

Programação
A programação aborda toda a legislação atual sobre as pragas de importância econômica presentes no Brasil, bem como as culturas e a produção de mudas de Citros, banana, videira, café, maçã e cucurbitáceas, além de apresentar os sintomas das doenças, as caraterísticas das pragas, os danos causados e as orientações e procedimentos para evitar a entrada de pragas, erradicar ou reduzir a presença nas lavouras.

Dentre os temas ministrados estão as normas e procedimentos da certificação fitossanitária no comércio de material vegetal; o preenchimento do CFO e CFOC; e esclarecimentos sobre Citros - Pragas Quarentenárias Presentes.

A 98ª edição do Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos é uma realização do IMA, com apoio do Mapa, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA).

Serviço:

98º Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos

Período: 14 a 16 de fevereiro de 2023

Local: Auditório da Abanorte - Rua São Pedro, 236 - Janaúba - MG

Carga horária: 24 horas

Número de vagas: 25 vagas

Inscrições: 23 a 27 de janeiro de 2023

Valor: R$ 503,69 - O boleto para pagamento da taxa de inscrição será enviado por e-mail.

Caso o Documento de Arrecadação Estadual - DAE não seja enviado, em até 2 dias úteis, entrar em contato com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal - tel: (31) 3915-8715 ou pelo e-mail: leonardo.carmo@ima.mg.gov.br

Encaminhar, por e-mail, junto com o comprovante de pagamento, a carteira do CREA ou documento similar.

Mais informações sobre a programação neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro