Força Tarefa realiza ação de combate à dengue no Norte de Minas
![]() |
O trabalho em Bocaiúva segue até esta sexta |
Em Bocaiúva, as ações de mobilização contam com a participação de toda a comunidade e representantes dos diversos setores públicos e privados. A cidade registrou um alto índice de infestação do mosquito no início deste ano. De acordo com os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa), em janeiro, o município apresentou um índice de infestação de 7,6% e foram encontrados focos do mosquito em 8,8% dos imóveis visitados. Apesar de o índice estar muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, como não há um novo vírus circulando, a situação foi controlada.
A Força Tarefa visa mobilizar a população para retirar os focos do mosquito e evitar que haja proliferação da doença. A expectativa é que o período das águas chegue sem surpresas, projeta o secretário.
Ações de Mobilização
Durante a semana passada, o Dengue Móvel permaneceu estacionado em pontos estratégicos da cidade, recebendo material reciclável que foi trocado por material escolar. Foram recolhidos 15.696 garrafas pet, 13.200 latas e 1360 pneus, que foram trocados por lápis, borrachas e cadernos.Também foram realizadas blitze educativas e o evento “Minha cidade sem dengue”, na praça Benedito Valadares, no Centro da cidade, com uma série de atividades educativas e culturais.
Nesta segunda (18), os mobilizadores visitam escolas e instituições parceiras, para orientar seus representantes a manterem permanentemente a vigilância e controle para evitar a formação de novos focos do mosquito.
Os homens da força-tarefa permanecem no município até sexta (22) visitando, inclusive, povoados e comunidades rurais do município, recolhendo inservíveis e eliminando todos os possíveis focos do mosquito.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário