Atlético pressiona o São Paulo, mas perde por 1 a 0 no Morumbi

Lucas levou perigo à defesa do Atlético,
que não conseguiu segurar a investida de Luís Fabiano, autor do gol da vitória paulista
O Atlético até foi melhor, pressionou o São Paulo jogando fora de casa, mas saiu derrotado do Morumbi. Na tarde deste domingo, o Galo pecou na finalização, mais uma vez, e viu o perigoso Luís Fabiano garantir a vitória do São Paulo por 1 a 0. Com mais três pontos na conta, o Tricolor soma nove tentos em cinco jogos e chega a sexta colocação.
O Atlético, que perde a invencibilidade fora de casa (vinha de três vitórias consecutivas no Brasileirão), se mantém com 10 pontos.
O próximo compromisso atleticano será no estádio Independência, contra o Náutico, às 21h, no dia 23 de junho (sábado). O São Paulo visita a Portuguesa, no Canindé, também no sábado (23), mas às 18h30.

Primeiro tempo
O início do primeiro tempo começou com as equipes se estudando, sem tentarem, de forma desarrumada, à busca pelo ataque. No entanto, o Atlético era melhor e iniciou a etapa sabendo aliar bem às investidas ao setor ofensivo e a preocupação com a marcação.
Mais composto em campo, o Galo era só pressão no ataque e deixava o São Paulo acuado em seu campo de defesa.
Mais presente no setor ofensivo, logo o Atlético testou Denis. Aos quatro minutos o atacante Jô recebeu bom lançamento de Ronaldinho Gaúcho, e, de cabeça, obrigou o arqueiro paulista a fazer a primeira defesa do jogo.
A única arma do Tricolor Paulista era o contra-ataque rápido, com o habilidoso Lucas e o sempre perigoso atacante Luís Fabiano. E foi a partir desse veneno que o Atlético sofreu o primeiro susto no jogo.
No primeiro ataque do São Paulo, aos nove minutos da etapa inicial, Luís Fabiano recebeu ótimo passe e dominou a bola dentro da área. Na hora do arremate, a bola desviou no defensor alvinegro e passou perto do gol de Giovanni.

Pressão alvinegra
O Atlético era só pressão e até os 19 minutos do primeiro tempo tinha muito mais presença ofensiva. Tanto é que tinha, na ocasião, 4 finalizações (3 certas e 1 errada), enquanto o São Paulo havia finalizado em três oportunidades, todas de forma errada.
Aos 20, a quinta finalização alvinegra. E outra vez um lance perigoso. Bernard carregou a bola na diagonal, chegou à frente da área do São Paulo e encontrou Danilinho. A parceria dos “baixinhos” do Galo terminou com um chute de longe de Danilo, que obrigou Denis a fazer outra defesa.
Aos 23, o conhecido volante Fábrício, que passou pelo Cruzeiro, voltou a sentir uma lesão e saiu de campo chorando muito. O meio-campista tentou parar uma jogada ofensiva de Bernard, mas se machucou sozinho. O ex-cruzeirense foi substituído por Maicon.

São Paulo acorda no primeiro tempo
Só após a metade do primeiro tempo é que o São Paulo acordou. Aos 29 minutos Lucas e Luís Fabiano tentaram uma tabela, mas se atrapalharam dentro da área. Mas o Tricolor já começava a desenhar o seu gol.
Aos 39, Jadson por pouco não balançava a rede. Em jogada individual, o meia, que chegou a ser especulado no Galo no início da temporada, assustou a defesa alvinegra. O camisa 10 do Tricolor Paulista recebeu abola e, bem posicionado, fez o arremate. Giovanni fez a importante defesa, sem dar rebote para Luís Fabiano. O atacante estava perto, pronto para conferir.
Tomando as ações ofensivas do jogo, não demorou que o São Paulo comemorasse primeiro. Bem no fim da etapa número 1 o perigoso Luís Fabiano guardou a bola na “casinha” alvinegra. 1 a 0 para o time mandante, após ótimo passe de Jadson e finalização na saída de Giovanni.
O Atlético, parecia que não ia sentir o golpe do gol. Em resposta rápida, aos 43, Carlos César quase empatou, mas o primeiro tempo terminou com vantagem para o Sampa.

Início de segundo tempo como foi o começo da etapa um
Cuca não teve condições de manter em campo o time que terminou o primeiro tempo. No intervalo, Pierre, que já estava amarelado, pediu para ser substituído. O “cão de guarda” alvinegro reclamou de contusão.
Mas o segundo tempo foi quase um dejà vu, já que começou da mesma maneira que foi o início do primeiro. Era Atlético na pressão ofensiva e São Paulo explorando os contra-ataques.
Até os 14 minutos, as equipes faziam um jogo morno. No entanto, Lucas tentou esquentar a partida.
O relógio marcava 15 minutos e o meia Tricolor encontrou Jadson dentro da área. O camisa 10 demorou a arrematar e, quando tentou finalizar, o campo já tinha acabado. Para sorte do Galo.
Tentando acelerar a partida, Cuca sacou Danilinho e acionou o atacante veloz Juninho. E com “sangue novo” em campo, outra chance alvinegra.
Ronaldinho Gaúcho cobrou falta, lançando a bola na área, mas Réver e Jô não alcançaram a redonda, que passou na frente do gol de Denis, sem ninguém para empurrar para dentro das redes.

AH, Bernard. Perdeu a chance mais clara de empate
Aos 22 minutos Denis fez um milagre. Fatalmente, se não fosse a ótima intervenção do goleiro, seria o empate do Atlético. Bernard girou dentro da área, tirou a marcação e ficou cara-a-cara com o arqueiro paulista. No arremate do “Menininho do Galo”, o milagre de Denis.
E o Galo seguia pressionando. Aos 26, Outra chance desperdiçada. Jô fez o pivô e passou a bola para Juninho, que chutou para fora.
Aos 28 o São Paulo tentou responder, outra vez com Lucas. O meia arrancou pela linha de fundo e fez o cruzamento, mas Jadson chegou atrasado.
A partir daí foi um perde ganha das duas equipes, que faziam um jogo muito duelado no meio-campo. Muitas faltas ríspidas, cartões amarelos. E, como o clima esquentou, não demorou para subir um cartão vermelho do bolso do árbitro. E Luís Fabiano é quem foi para o chuveiro mais cedo, após falta em Leandro Donizete. Isso aos 41 minutos. 
Cuca até tentou colocar o Galo mais à frente, com André em campo. No entanto, foi o São Paulo o responsável pela último lance de perigo. Aos 44 o último momento de perigo. Cícero, de longe, mandou o “sapato” de pé esquerdo, mas a bola saiu pelo lado direito.

SÃO PAULO 1 X 0 ATLÉTICO-MG
Data e Hora: 17/6/2012, 16h (Horário de Brasília)
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões Amarelos: Douglas, Lucas e Luis Fabiano (São Paulo); Pierre (Atlético)
Cartão Vermelho: Luis Fabiano, aos 41 minutos do segundo tempo
GOL: Luis Fabiano, 41 minutos do primeiro tempo (1-0)

SÃO PAULO: Denis; Douglas (Rodrigo Caio, 25 minutos do segundo tempo), Paulo Miranda, Rhodolfo, Cortez; Fabrício (Maicon, aos 23 minutos do primeiro tempo), Casemiro, Cícero, Jadson; Lucas (Oswaldo, 36 minutos do segundo tempo) e Luis Fabiano. Técnico: Emerson Leão.
ATLÉTICO: Giovanni, Carlos César (André, 36 minutos do segundo tempo), Rafael Marques, Réver e Junior Cesar; Richarlyson e Pierre (Leandro Donizete, Intervalo); Danilinho (Juninho, aos 16 minutos do segundo tempo), Ronaldinho e Bernard; Jô. Técnico: Cuca.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe