Suspeito de matar primo e arrancar suas orelhas por suspeita de macumba é preso após um mês em fuga na mata de Pintópolis

Imagem
Em um desfecho que trouxe alívio à família de José Martins Vieira, um homem de 62 anos brutalmente assassinado em agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta quinta-feira (18) o principal suspeito pelo crime chocante ocorrido na zona rural de Pintópolis, no Norte de Minas Gerai s . O autor do homicídio, primo e vizinho da vítima, de 58 anos, foi localizado em uma área de mata densa na comunidade Para Terra 2, após mais de um mês foragido. A prisão foi resultado de uma denúncia anônima e contou com a colaboração de populares que ajudaram a contê-lo. O crime, que abalou a pequena comunidade agrícola de Pintópolis, aconteceu no dia 18 de agosto, uma segunda-feira fatídica. José Martins Vieira, um lavrador respeitado na região, foi atacado em sua própria propriedade rural por seu primo, com quem mantinha uma relação de vizinhança há anos. Segundo relatos da Polícia Militar (PM), o agressor, movido por uma crença irracional, acusou a vítima de praticar “macumba” – um ritual de f...

Violência é discutida pela cúpula da Defesa Social no Norte de Minas

Cúpula da Seds se reuniu
para traçar combate a violência
Alternativas para o combate a criminalidade em 63 municípios de Minas Gerais foram debatidas nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Estado de Defesa Social (Seds), Rômulo Ferraz, pelo comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Márcio Sant'anna, pela chefe adjunta da Polícia Civil, Maria de Lurdes Camille, e pelo comando da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). A reunião aconteceu em Montes Claros, na região Norte do estado.
Entre os temas abordados no encontro estão a estruturação de uma delegacia de homicídios, a liberação de vagas para adolescentes autores de atos infracionais, a transferência de presos que eram líderes do tráfico na região e a assinatura de um convênio com o município para prevenção ao uso de drogas e tratamento aos dependentes químicos.
Segundo a Seds, Montes Claros foi a primeira cidade do interior do estado a receber a cúpula da Defesa Social. A expectativa é que até final do ano todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado se reúnam para elaborar um diagnóstico regionalizado da criminalidade violenta e buscar estratégias de enfrentamento.
Ainda de acordo com a Seds, nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, este tipo de ação ajudou a reduzir em 15% o índice de homicídios entre os meses de março e abril deste ano. “O índice (...) é um termômetro do bom andamento ou não de um aparato de segurança pública”, afirmou o secretário Rômulo Ferraz.
No que ser refere a Polícia Civil, o secretário de Defesa Social garantiu que novos escrivães e delegados serão alocados em comarcas do Norte de Minas, assim que o concurso e o treinamento destes forem finalizados. A previsão é até o início do ano que vem.
Para a Polícia Militar, ficou definida a ampliação do Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), com treinamento de novos militares. “Temos expectativa positiva de que bons resultados sejam alcançados”, disse o secretário de Defesa Social.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro