Violência é discutida pela cúpula da Defesa Social no Norte de Minas
![]() |
Cúpula da Seds se reuniu para traçar combate a violência |
Entre os temas abordados no encontro estão a estruturação de uma delegacia de homicídios, a liberação de vagas para adolescentes autores de atos infracionais, a transferência de presos que eram líderes do tráfico na região e a assinatura de um convênio com o município para prevenção ao uso de drogas e tratamento aos dependentes químicos.
Segundo a Seds, Montes Claros foi a primeira cidade do interior do estado a receber a cúpula da Defesa Social. A expectativa é que até final do ano todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado se reúnam para elaborar um diagnóstico regionalizado da criminalidade violenta e buscar estratégias de enfrentamento.
Ainda de acordo com a Seds, nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, este tipo de ação ajudou a reduzir em 15% o índice de homicídios entre os meses de março e abril deste ano. “O índice (...) é um termômetro do bom andamento ou não de um aparato de segurança pública”, afirmou o secretário Rômulo Ferraz.
No que ser refere a Polícia Civil, o secretário de Defesa Social garantiu que novos escrivães e delegados serão alocados em comarcas do Norte de Minas, assim que o concurso e o treinamento destes forem finalizados. A previsão é até o início do ano que vem.
Para a Polícia Militar, ficou definida a ampliação do Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), com treinamento de novos militares. “Temos expectativa positiva de que bons resultados sejam alcançados”, disse o secretário de Defesa Social.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário