Desenvolvimento no Norte de Minas

Núbia Primo
Colaboração

Nos dias 2, 3 e 4 de março a população de Capitão Enéas participou de uma programação diversificada em comemoração aos 49 anos de emancipação político-administrativa do município. Nos últimos anos, Capitão Enéas vem se destacando no cenário nacional pelo desempenho da administração pública.
Para marcar a data, a cidade ganhou, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Grão Mogol), a Clínica Oftalmológica que conta com consultas, exames e cirurgias de catarata e outros procedimentos de pequena e média complexidade. A clínica é uma conquista não somente da população de Capitão Enéas, mas de todos os municípios membros do CIS, que são: Francisco Sá, Grão Mogol, Cristália, Botumirim, Josenópolis e Padre Carvalho.
Ainda nas comemorações dos 49 anos do município, foram entregues à população eneapolitana um laboratório de análises clínicas, com equipamentos modernos e capacidade para realizar todos os exames laboratoriais. Uma clínica pediátrica e, segundo o secretário municipal de Saúde, Leopoldo Lopes Lima, vão ser entregues no próximo mês de abril mais duas unidades de saúde para as comunidades rurais de Poço do Pedro e Orion.


Indústria
Além de saúde, a população ganhou empregos. Foi Inaugurada mais uma indústria, desta vez a Amil confecções, empresa de grande porte no ramo de vestuário masculino e cama e mesa. Com sede em Espinosa, Norte de Minas, a Amil confecções amplia e abre sua primeira filial em Capitão Enéas.
A nova fábrica vai gerar inicialmente 50 empregos diretos e segundo o prefeito Reinaldo Landulfo Teixeira, a previsão é que até o final do ano sejam gerados um total de 150 empregos diretos.
- A meta é fechar 2012 com índice de desemprego zero. Para isto, investimos muito, tanto na atração das empresas, quanto na qualificação profissional dos funcionários. É o emprego que dá dignidade ao cidadão. Para se ter uma ideia, só em 2011, através da Rima Industrial, Marluvas Calçados e do comércio local, foram oportunizados 2300 empregos diretos, explica.


Novos investimentos e energia solar
Para brindar o ciclo virtuoso de desenvolvimento, o secretário Walter Abreu, anunciou que foi aprovado o licenciamento ambiental para o inicio das instalações dos módulos para produção de energia solar.
A negociação teve inicio com a assinatura do protocolo de intenções em dezembro de 2011 entre a SKY Solar e a prefeitura, a expectativa, agora, com o licenciamento ambiental aprovado é que a comercialização seja viabilizada o mais breve possível. O valor inicial do investimento é R$ 150 milhões.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe