Compromisso com o povo: Prefeitura de Janaúba segue transformando a cidade com obras, investimentos e atenção às necessidades da população

Imagem
JANAÚBA (MG) – Em mais uma semana de trabalho intenso, a Prefeitura de Janaúba reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o bem-estar dos cidadãos. Sob a liderança do prefeito José Aparecido Mendes Santos, a cidade segue avançando com obras estratégicas, programas estruturantes e ações que refletem o cuidado com todas as regiões do município. Com 4 anos e 7 meses de gestão, o atual governo tem se destacado por uma atuação firme, transparente e focada em resultados. De 2021 até agora, são dezenas de obras entregues, melhorias visíveis e iniciativas que vêm transformando a realidade da “Terra da Prosperidade”. Visitas a obras e investimento contínuo em infraestrutura Nesta semana, o prefeito Zé Aparecido esteve pessoalmente visitando importantes frentes de trabalho em diferentes pontos de Janaúba. Entre elas, as obras da segunda etapa do Anel Viário Sul Prefeito Vivi Cruz, que seguem em ritmo acelerado e representam um m...

Estiagem deixa 8 mil flagelados no Norte de Minas

Para piorar a situação da população, que não tem água para beber, caminhões-pipa pararam de circular em janeiro.
O veranico que castiga o Norte de Minas há quase dois meses está deixando
famílias
sem água até para beber. Para piorar a situação, os caminhões-pipa, contratados pelo Ministério da Integração Nacional e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), deixaram de circular em janeiro e não há previsão para o retorno. A agricultura também sente os efeitos da seca. Segundo a Emater, a região já acumula um prejuízo de R$ 132 milhões, valor que poderá aumentar se não chover neste mês de março.
No município de Monte Azul, 3 mil pessoas estão sem água para consumo nas comunidades rurais, segundo relatório do secretário municipal de Agricultura, Valdemir Teixeira Barbosa. Os rios Tremendal e Canabrava, que são os maiores do município, estão “cortados”, sem água. Ele elaborou o decreto de emergência e aguarda a ajuda do governo.
Em Espinosa, na divisa de Minas com a Bahia, o problema atinge 5 mil pessoas. O coordenador municipal de Defesa Civil, Danilo Tolentino Saviola, informou que encaminhou o decreto de emergência antes do Carnaval e, nesta semana, o relatório dos danos causados. Dezessete caminhões-pipa estão parados. Os rios São Domingos e Galheiros estão completamente sem água.
O superintendente regional da Emater – que tem uma estação meteorológica na região –, Ricardo Demichelli, explicou que o veranico preocupa porque não há previsão de chuvas. Segundo ele, em algumas localidades não cai uma gota d´água há mais de 60 dias. “A safra 2011/2012 começou em novembro, com boas chuvas, que estavam dentro das médias históricas. Até o dia 6 de janeiro, foram 880 milímetros de média. A safra deveria acabar em março, com 1.100 milímetros. O grave é, que desde a safra de 2009, o veranico tem aumentado”, destaca.
Nesta safra, o Norte de Minas plantou 203 mil hectares de grãos, com estimativa de colher 504 mil toneladas. Porém, como não choveu em fevereiro, a perda foi de 237 mil toneladas de grãos, segundo a Emater.
Com relação aos caminhões-pipa, Felix Vinicius Medeiros, da Copasa, esclareceu que os contratos foram suspensos em dezembro por causa da chegada das chuvas. Ele lembra que o atendimento é definido pela Cedec. Entretanto, o tenente-coronel Fabiano Vilasboas, secretário-executivo do órgão, informou que depende dos decretos de emergência dos municípios para retomar a operação.
Operação do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Exército também está paralisada desde dezembro do ano passado. A assessoria do ministério informou que nenhum município decretou emergência por causa da seca, mas que estuda medidas para socorrer os flagelados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira