Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Incra faz levantamento sobre assentamentos irregulares em MG

(G1) A lona preta dos acampamentos ainda acompanha a maioria das 736 famílias do assentamento Herbert de Souza, criado em 1998 no município de Bocaiúva, ainda não regularizado pelo Incra.
Sem a documentação em ordem, os assentados não podem construir e nem ter acesso à verba do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
O Incra alega que as terras não podem ser regularizadas porque cerca de 400 famílias ocupam de forma irregular.
Muitas famílias arrendaram parte dos lotes para fazendeiros da região criarem gado de corte e também desmataram sem autorização dos órgãos ambientais. Como até agora, quase 14 anos depois da criação do assentamento nada foi resolvido, os assentados resolveram pediram apoio à Federação dos Trabalhadores da Agricultura em MG, a Fetaemg, para pressionar o Incra e agilizar o processo de regularização.
Em Minas Gerais existem 266 assentamentos, 30% no norte do estado. Muitos ainda estão irregulares e diante das várias denúncias, o Incra iniciou uma vistoria na região.
No assentamento Jacaré Grande, em Janaúba, a principal carência é a água, tanto para o consumo doméstico como para a lavoura.
Segundo o superintendente do Incra, em Minas Gerais, Carlos Calazans, o relatório sobre a situação dos assentamentos deve ser concluído até maio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG